A constante falta de água e a não entrega de obras importantes fizeram com que a prefeitura de nova serrana movesse uma ação judicial contra a Copasa.
Por conta disso, a justiça em determinou que a Copasa pague de sete milhões de reais por danos morais coletivos à cidade. O processo movido pela prefeitura já tramita desde fevereiro de 2019 por conta de um colapso no abastecimento de água, conforme classificou a própria prefeitura.
Nova Serrana tem uma população estimada em pouco mais de 100 mil habitantes, a segunda maior cidade da região. É cortada pela BR-262, além de ser polo calçadista da região. Os moradores já perderam as contas de quantas vezes ficaram sem água em uma cidade que cresce a cada dia.
A Copasa não tem mais contrato com a prefeitura de Nova Serrana desde agosto de 2020. Com base na ultima decisão, a justiça fixou uma multa em R$ 50 mil para cada dia de atraso na entrega das obras. A Copasa ainda pode recorrer da decisão.
Com base na decisão, a Copasa ainda fica responsável pelo fornecimento de água e tratamento do esgoto. Agora a prefeitura de Nova Serrana deve realizar uma nova licitação para definir qual será a empresa responsável pela captação e o fornecimento de água. Esse processo pode durar até oito meses.