Publicidade

Comitê de enfrentamento cria matriz estratégica para mapear riscos da Covid-19 em Divinópolis

Postado em 19/06/2020 18:17

Com mais de 300 casos confirmados, o comitê de enfrentamento de Divinópolis apresentou hoje as novas regras do decreto que permite a abertura de lanchonetes, bares e igrejas, além disso, foi criada uma matriz de estratégia para mapear riscos da doença.

O novo decreto já foi publicado no Diário Oficial dos Municípios e traz alterações nos atendimentos dos estabelecimentos comerciais.

A partir de agora, os restaurantes poderão funcionar todos os dias, no horário de 8h às 15 horas. As lanchonetes, pizzarias e bares funcionarão das 18h às 23h. Todos também devem disponibilizar cardápio online e álcool em gel, manter o distanciamento de 2 metros entre os clientes, aferir a temperatura de todos que entrarem no estabelecimento e não vender bebida alcoólicas.

Já em relação às igrejas ficam autorizadas as celebrações coletivas presenciais, cumprindo às normas: realização apenas de sexta-feira a domingo; disponibilização de álcool em gel a 70% em todas as entradas e em pontos estratégicos dos templos e locais de celebração ou encontro; afastamento mínimo de 2m entre os participantes e garantia de ocupação máxima de 100 pessoas; autorização prévia para reuniões, celebrações ou cultos em locais abertos ao público; proibição de acesso aos locais de celebrações ou reuniões para as pessoas do grupo de risco; proibição de qualquer contato entre os participantes; proibição da entrada sem o uso de máscara de proteção facial; duração máxima de 1h para os encontros; manutenção das portas e janelas abertas para uma melhor circulação de ar natural, ficando proibido o uso de ar condicionado; proibição do compartilhamento de microfones, instrumentos e utensílios.

A partir de agora a Secretaria Municipal de Saúde monitora os casos e a taxa de ocupação através de uma matriz. O documento contém 14 páginas e traz informações relacionadas à exposição ao vírus, ameaça e vulnerabilidade. Nesse momento, Divinópolis esta classificada como risco moderado, o que permite a reabertura dos setores comerciais.

Como a maioria das avaliações de risco de eventos agudos de saúde pública é qualitativa, as categorias usadas na matriz não se baseiam em valores numéricos, mas em definições de probabilidade e principalmente de consequências. Após a avaliação das condições de ameaça e vulnerabilidade um nível de risco deve ser atribuído para que haja alguma mudança feita sempre pelo comitê de enfrentamento.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!