Apesar de todas as polêmicas, contribuir para a previdência pública é uma importante opção a se considerar. Além de garantir a obtenção de uma renda no futuro, manter a condição de segurado traz diversas vantagens que podem ser cruciais em momentos de necessidade, tais como auxílio doença, auxílio maternidade ou aposentadoria por invalidez.
Em relação à previdência algumas variáveis precisam ser levadas em consideração, especialmente sua idade e o tempo restante até a aposentadoria. Atualmente, para obtenção de renda de aposentadoria, é necessário o prazo mínimo de contribuição de 15 anos e o cálculo considera todas as contribuições realizadas, portanto o tempo que você contribuiu será sim contabilizado.
Para voltar à condição de segurado é necessário cumprir a carência de 12 contribuições mensais ao INSS. Depois disso, a condição de segurado só será perdida se você ficar mais de seis meses sem contribuir. Portanto, não se assuste se em algum mês o orçamento apertar e você não conseguir contribuir. Cuidado apenas para nunca ficar mais do que seis meses sem efetuar contribuições.