fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • ADEFOM apresenta resultado da audiência realizada na Assembleia sobre inclusão social nas escolas

ADEFOM apresenta resultado da audiência realizada na Assembleia sobre inclusão social nas escolas

Image

A conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi tema de audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião foi mais uma ação da ALMG sobre o tema. Na reunião foram debatidos a importância do diagnóstico precoce, as formas de tratamento e de apoio às pessoas com Transtorno Autista.

As políticas públicas voltadas para a inclusão das pessoas com autismo, o papel da família e da comunidade no suporte às pessoas com Transtorno Autistas foi um dos objetivos da audiência pública. O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento e, ao contrário de pessoas com outras síndromes, como a Síndrome de Down, o autista geralmente não possui características que podem ser identificadas pelo olhar.

Pessoas dentro do TEA podem apresentar déficit na comunicação social ou interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais. Estima-se que o Brasil tenha 2 milhões de autistas, embora faltem estatísticas mais precisas sobre essa população. No mundo, a estimativa é de que uma em cada 160 crianças tenha algum grau do transtorno.

Um dos assuntos abordados na audiência foi o pedido da inclusão de qualidade nas escolas. Uma das cobranças é garantir o educador de apoio nas instituições de ensino. A Associação de Deficientes Físicos do Oeste de Minas estava presente na audiência. A proposta é que a entidade seja um ponto de apoio as famílias que precisam de ajuda para garantir esse direito.