fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Recomendações
  • Cofer Ferro e Aço comemora 49 anos no setor de beneficiamento de aço, construindo uma trajetória de sucesso

Cofer Ferro e Aço comemora 49 anos no setor de beneficiamento de aço, construindo uma trajetória de sucesso

Neste mês de setembro, comemorando 49 anos no mercado, a COFER Ferro e Aço, empresa mineira sediada em Divinópolis, é uma das maiores indústrias de beneficiamento de aço do centro-oeste mineiro. São 33 mil m², com 20 mil m² de área construída. A empresa é especializada na fabricação e venda customizada de perfis, tubos, chapas, laminados, telhas galvalume e corte e dobra – com amplo mix de materiais do beneficiamento do aço. Tem mais de 5.000 clientes ativos por mês em Minas Gerais, desde o consumidor final a indústrias e transformadores: serralherias; construtoras, indústrias de aço, fábricas moveleiras e de estruturas metálicas, equipamentos fitness, placas e toldos.

A Cofer Ferro e Aço é uma empresa familiar, na terceira geração, com gestão profissionalizada – sendo presidida por Aysllan Veli Rodrigues e Julyana Pugas. Desde 2021, seguem desenvolvendo um plano de crescimento e de sucessão para que a empresa reforce o seu papel como referência no mercado de beneficiamento de aço em Minas Gerais. Atualmente, são mais de 300 colaboradores envolvidos em todo o processo da Cofer Ferro e Aço. Um aumento de 50% de quando iniciado o projeto em 2021. Todos comprometidos na entrega de alto padrão de qualidade nos serviços e produtos ofertados pela empresa.

A oferta de um mix completo, ganho de volume produzido na planta, maior competitividade, garantia de qualidade e o alto nível de serviços são os pilares do projeto, que são sustentados pelos investimentos que vem sendo realizados desde 2021. “O crescimento da Cofer Ferro e Aço vai além da realização de um sonho da nossa família, ao possibilitar que outras famílias também possam realizar seus sonhos. Temos consciência do nosso papel no desenvolvimento da economia mineira e com as pessoas que participam do nosso negócio. E, por isso, buscamos uma gestão de alta performance, inovadora e focada em resultados. Continuaremos a investir para o nosso crescimento cada vez mais buscando fortes laços de confiança com nossos fornecedores e clientes”. – Julyana Pugas Rodrigues.

Expansão e Revitalização do Parque Industrial

Em meados de 2021, iniciou-se o projeto de expansão e revitalização do Parque Industrial da COFER que, com maquinário de alta tecnologia – 4 linhas de produção instalada, trouxe capacidade produtiva de 10 mil toneladas de produto acabado/mês. A área de armazenagem de matéria prima e produto acabado também foi ampliada, com capacidade para 15 mil toneladas. Um sortimento de mix amplo e com garantia de qualidade passou a ser ofertado, incluindo produtos terceirizados.

Neste ano, um dos grandes investimentos do projeto se tornou realidade com a inauguração da nova linha de produção de tubos 150×50 (com diâmetro de 5 polegadas), a ITL 130 da Zikeli. No Brasil, haviam somente 3 indústrias de beneficiamento de aço com esta linha quando foi inaugurada na Cofer. A empresa se tornou pioneira mineira, passando a ser uma das principais e mais completas indústrias de beneficiamento de aço de Minas Gerais. A nova linha de produção representa não somente a sua saída da terceirização produtiva dos tubos 150×50 para a produção própria, mas uma nova fase para a empresa. Diferenciando-a de seus concorrentes ao conferir maior autonomia, competitividade e capacidade para atender o mercado de tubos em diferentes diâmetros, espessuras e comprimentos.

A empresa segue com os projetos de expansão de linhas em seu parque fabril com o foco de oferecer um mix completo de produtos ao mercado. Até o final de 2023 há previsão da inauguração de mais uma linha em seu parque fabril.

Equipe comercial especializada

A Cofer Ferro e Aço tem uma estratégia comercial completa para atender o mercado varejista, desde o consumidor final as indústrias de aço mais exigentes. Em modelo híbrido de estrutura conta com a atuação de equipe externa, call center e duas lojas. Sua equipe comercial externa está distribuída em Minas Gerais sob a gestão regionalizada de 6 Gerentes de Mercado e aproximadamente 50 representantes comerciais. Já a sua estrutura de Call Center, presente em sua matriz, conta com aproximadamente 25 operadores que buscam cada vez mais maior proximidade com os clientes. As 2 lojas são abertas ao público, com vendedores especializados. Uma das lojas está localizada em Divinópolis em sua matriz e a segunda, em Uberlândia, em sua filial.

Cofer Logística e Transportes

Em 2021 foi criada a Cofer Logística e Transportes, braço do grupo, que traz uma garantia do nível de serviço de expedição e entrega aos clientes. Hoje, com aproximadamente 50 colaboradores e 30 caminhões em sua frota própria, garantem maior eficiência e agilidade com uma capacidade de expedição de 7 mil toneladas/mês. “A forma de garantir a uniformização, padronização e a garantia da entrega do nível de serviço aos varejistas é com a gestão completa do processo de entrega. Para isso, viu-se necessário a frota própria e adaptada com foco na excelência de entrega para o varejo do aço”. – Thiago Nascimento, Gerente da Cofer Logística.

SAP: Sistema de Gestão Integrada (ERP)

Em 2022, foi concluído o projeto de implementação do SAP. “O SAP é um sistema integrado de gestão que confere maturidade e melhor governança ao negócio uma vez que traz padronização, confiabilidade e segurança para a transação de informações. É o sistema de gestão integrada mais moderno e confiável do mercado. Totalmente auditável. Possibilita integração com os sistemas de gestão das principais indústrias de aço do Brasil e do mundo, dando maior transparência, agilidade e confiabilidade no processo”. – Samuel Sousa Botelho Dias, Gerente de TI.

Nova Filial de Distribuição e Vendas no Triângulo Mineiro

Dando continuidade à sua expansão em Minas Gerais em ampliar a sua presença no estado com a abertura de filiais de distribuição e vendas, em 2022 foi inaugurada a primeira unidade no Triângulo Mineiro. Localizada em Uberlândia, a Filial oferece soluções práticas e de alta qualidade com uma estrutura de ponta: distribuindo os produtos produzidos pela matriz e com 2 linhas de produção ativas para telhas e produtos de corte e dobra. Seu galpão tem uma capacidade de armazenagem de 1.000 toneladas. Além disso, a unidade conta com equipe própria de vendas externa e interna e oferece a retirada dos produtos pelos clientes como forma de entrega, garantindo maior agilidade e estreitando os laços com o mercado.

“Em 10 meses presentes na região atingimos o nosso objetivo de faturamento para o primeiro ano, conquistando 10% do faturamento total da empresa! A filial já é um sucesso em resultados! Foram toneladas de produtos entregues e centenas de clientes satisfeitos”, diz Herbert Amaral – Diretor Geral.

A empresa segue com o mapeamento de cidades em Minas Gerais para a abertura das próximas filiais, já tendo em foco a abertura de uma nova filial em 2024.