Mensagem do dia: Em direção ao Oceano - Portal MPA

Publicidade

Mensagem do dia: Em direção ao Oceano

Postado em 18/05/2022 12:20

Como é belo o correr das águas de uma rio, com sua força e imponência. Conta-se que um pingo de água ficou todo contente quando caiu no rio. Este era seu sonho: tornar-se rio.
Quanto mais corria no leito sereno, mais se identificava com o rio. Sentia-se extremamente realizado por dar a vida a toda a terra ao seu redor. Plantas cresciam, sementes brotavam, crianças brincavam, homens pescavam… Por onde passava, o rio deixava um pouco de vida e alegria.
Mas o que aquele pingo de água não esperava era o enorme oceano à sua frente. Tremeu de medo quando viu tanta água. Olhou para trás, para sua longa jornada: as colinas, as cachoeiras, o caminho sinuoso através da floresta, a longa planície. Não era possível, depois de tanto esforço, de tanta superação, desaparecer no meio de tanta água. No meio de tantas outras gotas, não seria mais notado.
Mas não há outra maneira, não há como retornar. É preciso arriscar-se e tornar-se oceano. Quando as águas do rio misturam-se com as águas do oceano, aquela insignificante gota deixa de sentir medo e é inundada pelo sabor da realização.
-Há pouco tempo, eu era apenas uma gota perdida no céu, e hoje tornei-me parte do oceano. Que glória! – pensou feliz.
Para refletir
Nunca julgue as coisas, pessoas e situações sem antes refletir com cuidado. Diante de uma situação nova, é normal sermos tomados pelo medo e pela insegurança. Mas o que não percebemos de imediato é que esses momentos são na verdade uma nova oportunidade de crescermos, de sermos melhores, mais felizes.
Diante de um desafio, enfrente-o e tire dele alguma boa lição. Assim como o rio diante do mar, retornar é impossível. A única alternativa é ir em frente e arriscar. O que à primeira vista é um desaparecimento, uma dor, transforma-se em renascimento, em realização, em glória.
Encare a vida como o rio diante do mar: humilde para reconhecer a posição inferior, mas corajoso para integrar-se com o novo mundo e colher dele todos os seus benefícios. Força, torne-se oceano!
Que situações me deixam com medo e apreensão? Alguma vez no passado, senti-me como o rio diante do oceano: incapaz de agir e com vontade de desistir? Como superei aquele momento? Que lição aprendi com ele? Quem me ajudou? Quais são os meus pontos de apoio nos momentos mais delicados da vida?

aside>
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade