fbpx
Pular para o conteúdo

Podcast Contos das Gerais: conheça Serra da Saudade, a menor cidade do Brasil

Image

Sejam bem-vindos a Serra da Saudade, cidade localizada a cerca de 258 km de Belo Horizonte, situada na região Central de Minas Gerais. Conforme o IBGE de 2021, o local possui uma população de 833 habitantes, sendo considerada o município menos populoso do Brasil.

História

A história da cidade teve início no século XVIII, quando a região era habitada pelo povo indígena e bandeirantes. A cidade foi fundada em 30 de dezembro de 1962. Na década de 1960, houve uma grande migração para a cidade, principalmente de pessoas que trabalhavam em outras cidades e buscavam uma vida mais tranquila e pacífica no campo. Nos anos seguintes, a cidade experimentou um grande crescimento, mas isso mudou na década de 1980, quando houve uma grande crise econômica no país. Muitos moradores deixaram a cidade em busca de emprego e melhores oportunidades em outras regiões do país. Desde então, a população de Serra da Saudade permaneceu estável, e a cidade tornou-se conhecida por ser a menor do Brasil. O desenvolvimento de Serra da Saudade foi limitado por sua localização geográfica. O local tem se destacado na produção de leite, com muitos fazendeiros locais criando gado leiteiro.

Foto: Governo de Minas

Turismo

Bem, meus caros viajantes. Serra da Saudade tem como turismo paisagens naturais, festivais e eventos ao longo do ano, como o Festival da Cana-de-Açúcar, que celebra a colheita da cana-de-açúcar, um dos principais produtos agrícolas da região. A cidade ainda é conhecida por suas festas juninas, além do patrimônio arquitetônico importante, com muitos prédios históricos preservados, como a igreja matriz, construída no século XVIII, e a casa do coronel, um dos primeiros moradores da cidade. Serra da Saudade também tem um museu, que apresenta a história da região, sua cultura e suas tradições.


Com informações da Anafisco. 

O post Podcast Contos das Gerais: conheça Serra da Saudade, a menor cidade do Brasil apareceu primeiro em Portal Amirt.

Postado originalmente por: Portal AMIRT