fbpx
Pular para o conteúdo

Peixe raro das profundezas é encontrado pela terceira vez em praia

Image
Reprodução/Ziggy Austin (via The Sun)

Reprodução/Ziggy Austin (via The Sun)

Um pesquisador amador ficou bastante intrigado após a filha dele achar um peixinho dourado das profundezas nadando tranquilamente em uma praia do Reino Unido. Para tornar o mistério ainda maior, essa é a terceira vez que uma espécime do tipo é achada em praias da região.

O animal é conhecido como boarfish ou peixe-javali, um nome que na verdade corresponde a uma família completa de peixes, a Caproidae. Ele tem cerca de 30 cm, e vive em profundidades abaixo dos 50 m, mas são normalmente vistos abaixo dos 700 m, um número grande para um peixe deste tamanho.

Um deles foi descoberto recentemente por Ellie, 7 anos, e Lauren, 5, filhas de Ziggy Austin, um inglês que se descreve como “pesquisador amador” e “obcecado pelo mar”. O trio passeava com os cachorros da família quando as meninas apontaram para o animal boiando na água.

No local da descoberta, a praia de Maidencombe, no sul do Reino Unido, foram achados outros três peixes do tipo. Isso é muito mais que os registros médios anteriores catalogados no país, que apontam apenas um desses achado em todo o Reino Unido por ano, segundo o tabloide The Sun.

De acordo com Ziggy, o animal ainda “estava fresco”, o que indica que ele tinha acabado de morrer. Como o tempo estava claro, é muito improvável que ele tenha sido trazido de outros locais para a costa.

Uma possibilidade apontada por ele, mas que ainda precisa de investigação, é que o peixinho durado tenha morrido ao comer algum animal com muito microplástico. Em peixes menores, uma quantidade mínima de microplástico pode significar a morte, uma vez que tais porções não podem ser digeridas pelo corpo.