O Grupo Jovem Pan comunicou o falecimento de Antônio Augusto Amaral de Carvalho, conhecido como “Seu Tuta”, aos 93 anos, nesta segunda-feira (4), em São Paulo. Ícone da comunicação brasileira, o fundador da rádio Jovem Pan estava internado no hospital Sírio-Libanês, com a saúde debilitada. Deixa esposa, filhos, netos, bisnetos e centenas de amigos e admiradores, incluindo os colaboradores que o acompanharam em sua longa trajetória.
Seu Tuta, como era carinhosamente chamado, começou sua carreira na comunicação no final da década de 1940 e consolidou um legado marcante, tanto no rádio quanto na televisão. Na década de 1960, quando atuava na TV Record, Tuta idealizou os históricos festivais de música que lançaram a Tropicália e a Jovem Guarda, além de programas de humor como Família Trapo, estrelado por grandes nomes como Jô Soares, Hebe Camargo e Ronald Golias.
Foi na década de 1970 que transformou a Rádio Panamericana na Jovem Pan, revolucionando o rádio brasileiro com uma proposta de jornalismo de credibilidade e programação informativa 24 horas por dia. Pioneiro, Tuta promoveu as primeiras transmissões esportivas ao vivo de estádios fora do eixo Rio-São Paulo e apostou precocemente na transmissão digital, com a Jovem Pan Online.
A sua frase célebre, “Ninguém faz sucesso sozinho”, reflete a filosofia que marcou sua trajetória: a valorização do trabalho em equipe. Não à toa, essa máxima é o título de sua biografia, vencedora do Grande Prêmio da Crítica da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), uma das muitas honrarias que recebeu em vida.
O presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Flávio Lara Resende, lamentou a morte do comunicador, destacando a profunda influência de Seu Tuta no cenário audiovisual brasileiro e sua capacidade de inspirar futuras gerações com inovação e criatividade. “Seu Tuta deixa uma enorme lacuna na comunicação brasileira. O talento, espírito inovador e criatividade de Seu Tuta seguem como inspiração para os futuros comunicadores”, declarou.
A ABERT, organização que representa milhares de emissoras de rádio e televisão e defende a liberdade de expressão, estendeu sua solidariedade à família, amigos e colaboradores da Jovem Pan neste momento de luto.