fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Planeta Diário
  • INSS utilizará Inteligência Artificial para combater fraudes no auxílio-doença

INSS utilizará Inteligência Artificial para combater fraudes no auxílio-doença

Image

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que irá utilizar inteligência artificial para combater fraudes nos pedidos de auxílio-doença. A medida visa aumentar a eficiência da análise dos atestados médicos enviados pelo Atestmed, sistema de pedido automático do benefício por incapacidade temporária.

Atualmente, a análise dos atestados é feita por amostragem. Com a nova ferramenta, todos os atestados enviados pelo Atestmed serão analisados pela IA.

A análise feita pela IA irá cruzar dados como nome e assinatura do médico no atestado, número do CRM (Conselho Regional de Medicina) ou de outro conselho de medicina, além de identificar o IP (internet protocol), endereço exclusivo de onde é enviado um arquivo.

O objetivo é identificar indícios de fraudes, como atestados com assinaturas semelhantes, médicos que emitem muitos atestados falsos ou atestados enviados de IPs que indicam que o segurado não está realmente incapacitado para o trabalho.

Segundo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, a ferramenta já está em desenvolvimento pela Dataprev, empresa de tecnologia do governo federal. A previsão é que ela comece a ser utilizada ainda neste ano.