Publicidade

Esqueleto de adolescente com pássaro na boca intriga cientistas

Postado em 23/06/2021 7:40

Fonte: Live Science/Reprodução

O professor e arqueólogo Waldemar Chmielewski encontrou na caverna Tunel Wielki, localizada no sul da Polônia, os restos mortais de um cadáver com um detalhe curioso: o corpo de um pássaro tentilhão em sua boca.

As análises feitas no local acusaram que o esqueleto foi encontrado há mais de 50 anos, em expedições que devem ter acontecido entre 1967 e 1968. Cientistas da Universidade de Varsóvia e da Jaguelônica, revelaram que o corpo era de uma menina que morreu por volta dos 12 anos, há cerca de 366 anos.

Michael Wojenka, um dos autores da pesquisa e membro do Instituto de Arqueologia, ressaltou que os enterros em cavernas não compõem os períodos históricos após os anos de 1517 na Europa.  Os pesquisadores ficaram intrigados com o pássaro sepultado na boca da criança morta, e ainda não conseguiram encontrar uma explicação.

Advertisement

Em algumas culturas, existe a concepção de que as almas das crianças também foram representadas na forma de pequenos pássaros, contudo, no período em que aquela menina morreu, eles ainda não eram depositados em túmulos ou na boca das pessoas.

Incapazes de solucionar essa parte do mistério, os profissionais se voltaram para a causa da morte do esqueleto. Os resultados das análises não indicaram presença de traumas, lesões ou doenças. Amostras do DNA só apontaram que a menina pertencia a uma área remota do norte da Polônia, na contramão de onde ela foi enterrada.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!