fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Planeta Diário
  • Escavadores encontram escultura de homem nu em muralha e achado intriga arqueólogos

Escavadores encontram escultura de homem nu em muralha e achado intriga arqueólogos

Image
Fonte: Vindolanda / Reprodução

Fonte: Vindolanda / Reprodução

Escavadores voluntários de Newcastle, Inglaterra, encontraram uma escultura de pedra da era romana que sugere a representação de um Deus. A imagem, com dimensões de 15 centímetros de largura e 30 centímetros de altura, foi encontrada no forte Vindolanda e mostrava um homem nu segurando uma lança ao lado de seu cavalo.

Há 15 anos, Richie Milor e David Goldwater vêm participando de escavações na região de Vindolanda, importante forte de Northumberland que protegia a estrada romana Stanegate entre 85 d.C. e 370 d.C. Agora, um novo achado nas proximidades da Muralha de Adriano conta mais histórias da época e aponta a idolatria para um suposto Deus armado, que apresenta semelhanças com o Deus da guerra, Marte, e com o mensageiro dos deuses, Mercúrio.

“A nudez do homem significa que ele provavelmente é um Deus, em vez de um mero cavaleiro”, disse Marta Alberti, uma das arqueólogas que supervisionam as escavações em Vindolanda. “Ele também está carregando uma lança no braço esquerdo, um atributo comum do Deus da guerra – Marte. No entanto, quando você olha para a cabeça dele, as duas características quase circulares podem ser identificadas como asas: um atributo comum de Mercúrio Deus da viagem”.

Segundo os escavadores, o ídolo foi encontrado em um edifício do século IV no forte, logo abaixo de um piso coberto com lajes de pedra, e configurou o primeiro achado do tipo nos arredores de Vindolanda.