fbpx
Pular para o conteúdo

Desaparecimento de lago reforça estudos do rápido aquecimento global

Image
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um lago gigantesco, localizado na Antártica Oriental, desapareceu em menos de uma semana. As imagens de radar conseguiram mostrar aos cientistas o desaparecimento do lago que possuía entre 600 e 750 milhões de metros cúbicos de água.

Não existe uma explicação científica oficial, mas os especialistas acreditam que a água foi drenada através da gigantesca Plataforma de Gelo Amery. A teoria mais aceita é que o gelo abaixo do lago, que o sustentava, tenha sofrido fraturas e não suportado a pressão intensa da água líquida, de acordo com estudo publicado na revista Geophysical Research Letters.

Agora, onde existia um lago imenso, resta apenas uma cratera e uma camada de gelo superficial. Isso mostra aos especialistas novas evidências sobre a estabilidade de grandes corpos de gelo na região Antártica e os possíveis efeitos do aquecimento global neste processo.

Situada no Oceano Índico, a Plataforma de Gelo Amery é a terceira maior da Antártica, com algumas áreas atingindo 1.800 metros de espessura. Este lago estava situado no topo da plataforma, em um lugar onde o gelo tem mais de 1.400 metros de espessura.