Publicidade

Como a internet funciona dentro do avião? A dúvida é frequente

Postado em 26/09/2021 7:30

Imagem: The Verge/Reprodução

O modo “avião” dos celulares é o indicador de algo que costuma acontecer na maioria das vezes que entramos em um voo: o celular fica totalmente desconectado da internet e do mundo exterior até aterrissar no destino várias horas depois.

É claro que, de alguns anos para cá, algumas companhias aéreas passaram a oferecer serviços de Wi-Fi a bordo, mas isso geralmente tem um custo extra meio caro, diga-se de passagem e abre espaço para uma pergunta importante: como a internet funciona lá em cima?

Em resumo, existem duas maneiras de levar o sinal de internet até os milhares de metros de altitude onde os aviões voam: por meio de torres de celular no chão ou via satélite.  A primeira tecnologia é utilizada por algumas companhias estrangeiras aéreas e funciona mais ou menos como um celular normal, só que na direção oposta.

Advertisement

Isso porque os aviões que a usam têm antenas na parte de baixo da fuselagem. As antenas captam o sinal das torres de celular, roteiam para os passageiros e pronto: temos Wi-Fi no avião.  Mas e quando o avião está sobrevoando lugares onde não há torres no chão, como em voos transatlânticos?

Aí as companhias aéreas utilizam satélites. Aliás, quem mora em cidades mais interioranas talvez já conheça as operadoras de internet via satélite. Então é desse jeito que funciona esse tipo de Wi-Fi no avião, mas em vez de uma antena no telhado da sua casa é uma antena na fuselagem da aeronave que capta o sinal e transmite aos passageiros.

Fonte: megacurioso.com.br

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade