fbpx
Pular para o conteúdo

Vacina contra gripe é liberada para toda população

Image

A vacinação está acontecendo nas 38 unidades de saúde do município, com horário de funcionamento das 8h às 16h.
A vacinação está acontecendo nas 38 unidades de saúde do município, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

O Programa Nacional de Imunizações ampliou a vacinação contra gripe/influenza para a população não vacinada, a partir de seis meses de idade. A decisão ocorreu em virtude do aumento de internações de infecções respiratórias e do estoque de doses de vacinas.

Portanto, a ampliação fundamenta-se nos benefícios que a vacinação pode proporcionar para a população não contemplada nos grupos prioritários, além de contribuir na redução dos atendimentos ambulatoriais, internações e absenteísmo, principalmente durante o outono e inverno.

A Semusa informa que a vacinação está acontecendo nas 38 unidades de saúde do município, com horário de funcionamento das 8h às 16h. Nas unidades que fazem parte do programa “Saúde na Hora”, a vacinação estará disponível das 18h às 21h, são elas: ESF Ermida, Sagrada Família, Planalto, Belvedere e Tietê.

Neste período de frio, as doenças de transmissão respiratórias são mais frequentes e as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados, com pouca ou nenhuma ventilação natural, que somado a outros fatores, facilita a transmissão dos vírus de um indivíduo a outro.  

Porém, o Ministério da Saúde ressalta ainda que alguns grupos são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença, são eles: gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças de até 5 anos, indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, como cardiorrespiratórias, diabetes, hipertensão, dentre outras. Assim, permanece a importância da vacinação nesses grupos de risco, para evitar a influenza e possíveis agravamentos.