fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Situação dos estoques de sangue em Minas Gerais volta a preocupar

Situação dos estoques de sangue em Minas Gerais volta a preocupar

Image

A Fundação Hemominas convoca os doadores voluntários de sangue de todos os tipos sanguíneos, em especial os dos tipos O positivo, O negativo e A positivo a comparecerem em suas unidades para realizar a doação e ajudar a reverter a situação atual de queda nos estoques de sangue.

Desde o início da pandemia, o comparecimento de doadores tem registrado queda constantemente em Minas. Atualmente, os estoques de sangue dos tipos positivos estão, em média, 50% abaixo do ideal, enquanto os dos tipos negativos, 40%. Dentro disso, as quedas dos estoques dos tipos sanguíneos O positivo e A positivo chegam a 60% cada, e do tipo O negativo, 50%.

A Fundação Hemominas segue uma série de procedimentos de prevenção para que os doadores se sintam seguros ao entrar na instituição e fazer a doação de sangue. Entre os cuidados, está o agendamento do horário para doação; o uso obrigatório de máscaras; a utilização do álcool gel; e a reorganização das salas de espera e de coleta de sangue das unidades, garantindo um distanciamento social.

Como fazer a doação

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos vírus Covid-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação). Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas. Conheça todas as condições e restrições para doação de sangue.

Agendamento

As doações devem ser agendadas online ou pelo MGapp – Cidadão. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato. Consulte os endereços e horários de atendimento das unidades Hemominas em todo o Estado.

Com informações/foto destaque: Secretaria de Estado de Saúde