fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Vigilância Sanitária oficializa CRM para apuração da substituição de remédios na UPA Padre Padre Roberto

Vigilância Sanitária oficializa CRM para apuração da substituição de remédios na UPA Padre Padre Roberto

Image
Governo de Minas disponibiliza mais de 123 mil unidades de kit intubação, pelo menos 149 hospitais receberam os medicamentos durante esta semana Foto Ingrid_Vasconcelos_SES-MG_(2)

A  Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Divinópolis determinou a realização da inspeção sanitária na UPA Padre Roberto pois denuncias apontavam para a possível ocorrência de falta de medicamentos, notadamente aqueles destinados a sedação de pacientes.

A situação que estaria demandando a utilização de medicamentos substituto que não figurariam como primeira alternativa.

Em relatório emitido pela Vigilância Sanitária do município, ficou consignada a ocorrência da utilização da medicação substitutiva, sobretudo da escassez dos fármacos destinados à intubação em decorrência do grande aumento da demanda em escala global.

Por ser a prescrição e utilização de medicamentos, uma decisão de cunho eminentemente técnico, e resguardado pelo ato médico, e não tendo a Vigilância Sanitária, a competência para interferir nas feridas condutas, as autoridades sanitárias responsáveis pela atuação da unidade, oficiaram ocorrido ao Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, para fins de apuração da adequação da prática adotada na UPA Padre Padre Roberto.

Pelo menos 79 hospitais que se encontram com níveis de disponibilidade dos medicamentos considerados críticos podem, nesta semana, retirar insumos essenciais para a sedação dos pacientes em tratamento da covid-19 no almoxarifado da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)

Os itens adquiridos pelo Governo de Minas são suficientes para cobertura de três dias. Estão disponíveis 74.250 unidades do remédio diazepam. 

A SES-MG informa que todas as 14 macrorregiões do estado irão receber os insumos em 70 cidades. Na macrorreguão Oeste, oito unidades hospitalares receberão os medicamentos, sendo Lagoa da Prata, Formiga, Divinópolis, Santo Antônio do Monte, Pará de Minas, Dores do Indaiá, Itaúna e Nova Serrana.