Vacinação em crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 ainda não tem data - Portal MPA

Publicidade

Vacinação em crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 ainda não tem data

Postado em 17/12/2021 17:50

Abertura Cadastro de Vacinação Covid-19 para nascidos em 1987 ou menos

Foto PMD

Apesar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter aprovado ontem (16/12), a indicação da vacina Comirnaty para imunização contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade, esta vacinação ainda não tem data para acontecer. O início da vacinação deste público contra a Covid-19 depende da compra deste imunizante pelo Ministério da Saúde e o posterior repasse das doses aos estados e municípios.

A Prefeitura destaca que seus técnicos tem contato frequente com os setores responsáveis pelo envio de doses para o município e, tão logo o mesmo chegue ao Brasil e seja entregue ao estado de Minas Gerais, a cidade estará pronta para organizar a vacinação deste público. 

A autorização da Anvisa veio após uma análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório que produz o imunizante. Segundo a equipe técnica da Agência, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, conforme solicitado pela Pfizer e autorizado pela Anvisa. 

A vacina contra a Covid-19 para as crianças tem dosagem e composição diferentes daquela utilizada para os maiores de 12 anos.  A formulação da vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas) com, pelo menos, 21 dias de intervalo entre as doses. 

A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. Para os maiores de 12 anos, a vacina, que será aplicada em doses de 0,3 mL, terá tampa na cor roxa.  A vacina também tem esquema de conservação diferente, já que pode ficar por 10 semanas em temperatura de 2ºC a 8ºC.