A taxa que mede a incidência do coronavírus em Minas Gerais caiu 32% nos últimos 14 dias, conforme dados levantados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (21/10) durante reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, grupo de trabalho e enfrentamento à pandemia.
Diante da melhora, e considerando indicadores como taxa de ocupação de leitos e casos por número de habitantes, o grupo autorizou o avanço das macrorregiões de Saúde Oeste (onde está Divinópolis), Sul e Leste para a onda verde do Minas Consciente. Poderão ser reabertos estabelecimentos como parques naturais, de diversão, cinemas, teatros e bares com música com ao vivo, desde que sejam seguidas as regras de higiene, distanciamento e lotação máxima.
As macrorregiões Oeste, Sul e Leste apresentaram um quadro controlado da doença após passar 28 dias na onda amarela, permitindo o avanço para a onda verde, que possibilita a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio. Sudeste, Noroeste, Centro, Norte, Jequitinhonha e Centro-Sul já estavam na fase mais avançada do plano. Por apresentarem índices controlados, foram mantidas nesta etapa. Veja abaixo as atividades permitidas:
–
Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos;
–
Parques, zoológicos e jardins;
–
Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e
circo;
–
Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de
festas, bufê;
–
Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca;
–
Bares com entretenimento (shows e espetáculos);
–
Serviços de colocação de piercings e tatuagens.