fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Saúde
  • Seminário Outubro Rosa será realizado no Teatro Usina Gravatá

Seminário Outubro Rosa será realizado no Teatro Usina Gravatá

Teatro Usina Gravatá divulga agenda de eventos da semana
Teatro Usina Gravatá divulga agenda de eventos da semana

Haverá no dia 15 de outubro, o Seminário Outubro Rosa. Cada unidade de saúde de Divinópolis enviará três profissionais para participar do seminário. O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição. O seminário é aberto ao público em geral, limitado à capacidade do Teatro Usina Gravatá.

A abertura será às 13h com o secretário municipal de Saúde, Amarildo de Sousa e a diretora de Atenção à Saúde, Inês Alcione Guimarães. Os profissionais falarão sobre as ações preventivas relacionadas ao tema, o número de casos e informações relevantes sobre o assunto.

A primeira palestra, sobre o tema “Cuidados com a mulher, além do câncer” acontecerá às 13h30 e será ministrada pela oncologista clínica Aline Lauda Freitas Chaves. Ela é mestre em Ciências da Saúde – ênfase em CCP, presidente do Grupo Brasileiro de Tumores de Cabeça e Pescoço, Chair do Grupo de Pesquisa em Câncer de Cabeça e Pescoço do Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG), membro do corpo diretor da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Oncologista assistente e diretora da DOM Clínica de Oncologia.

Às 14h30 acontecerá a segunda palestra com o tema “Como prevenir o câncer através da alimentação e dos testes genéticos” ministrada pela nutricionista Jô Freitas. Ela tem 10 anos de experiência, é formada e pós-graduada em Nutrição Clínica pela Universidade do Paraná (Unipar), possui cursos de aperfeiçoamento em Nutrigenética e Nutrigenômica, Saúde da Mulher, Nutrição Clínica e Funcional, Avaliação de Exames Laboratoriais Avançados na Prevenção de Doenças e Emagrecimento Avançado.

Às 15h15 haverá apresentação de violino e voz do regente, Walter Caetano, criador da Orquestra Cordas e fundador da Associação Cultural Cordas e Sons, ONG empenhada na criação e manutenção de coros e orquestras na cidade e região e na profissionalização dos artistas locais, formação de público e fomento a cultura. Em seguida haverá uma pausa para coffee break.

Às 16h, o grupo Doutores Palhaços fará uma apresentação relacionada à prevenção ao câncer de mama, com várias brincadeiras, diálogo entre personagens, música e autor exame. O grupo foi fundado em 1999 com o intuito de levar alegria para crianças, adultos e idosos hospitalizados. É formado por artistas voluntários, cujo objetivo é receber, em troca do “serviço” prestado, um sorriso de gratidão. Visitas a hospitais, abrigos, asilos, entre outros, são os lugares que o grupo de “doutores” mostra seu trabalho com brincadeiras, músicas, conversas, espetáculos teatrais, dentre outros. Em  12 de outubro o grupo completa 20 anos.

Aline Morais, integrante da Exposição “Vitórias” de 2018, fará um relato sobre sua experiência pessoal com o câncer às 16h45. O encerramento está previsto para às 17h.

As apresentações artísticas que contam no evento são uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).