Seminário Outubro Rosa será realizado no Teatro Usina Gravatá

Postado em 11/10/2019 15:40

Haverá no dia 15 de outubro, o Seminário Outubro Rosa. Cada unidade de saúde de Divinópolis enviará três profissionais para participar do seminário. O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição. O seminário é aberto ao público em geral, limitado à capacidade do Teatro Usina Gravatá.

A abertura será às 13h com o secretário municipal de Saúde, Amarildo de Sousa e a diretora de Atenção à Saúde, Inês Alcione Guimarães. Os profissionais falarão sobre as ações preventivas relacionadas ao tema, o número de casos e informações relevantes sobre o assunto.

A primeira palestra, sobre o tema “Cuidados com a mulher, além do câncer” acontecerá às 13h30 e será ministrada pela oncologista clínica Aline Lauda Freitas Chaves. Ela é mestre em Ciências da Saúde – ênfase em CCP, presidente do Grupo Brasileiro de Tumores de Cabeça e Pescoço, Chair do Grupo de Pesquisa em Câncer de Cabeça e Pescoço do Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG), membro do corpo diretor da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Oncologista assistente e diretora da DOM Clínica de Oncologia.

Às 14h30 acontecerá a segunda palestra com o tema “Como prevenir o câncer através da alimentação e dos testes genéticos” ministrada pela nutricionista Jô Freitas. Ela tem 10 anos de experiência, é formada e pós-graduada em Nutrição Clínica pela Universidade do Paraná (Unipar), possui cursos de aperfeiçoamento em Nutrigenética e Nutrigenômica, Saúde da Mulher, Nutrição Clínica e Funcional, Avaliação de Exames Laboratoriais Avançados na Prevenção de Doenças e Emagrecimento Avançado.

Às 15h15 haverá apresentação de violino e voz do regente, Walter Caetano, criador da Orquestra Cordas e fundador da Associação Cultural Cordas e Sons, ONG empenhada na criação e manutenção de coros e orquestras na cidade e região e na profissionalização dos artistas locais, formação de público e fomento a cultura. Em seguida haverá uma pausa para coffee break.

Às 16h, o grupo Doutores Palhaços fará uma apresentação relacionada à prevenção ao câncer de mama, com várias brincadeiras, diálogo entre personagens, música e autor exame. O grupo foi fundado em 1999 com o intuito de levar alegria para crianças, adultos e idosos hospitalizados. É formado por artistas voluntários, cujo objetivo é receber, em troca do “serviço” prestado, um sorriso de gratidão. Visitas a hospitais, abrigos, asilos, entre outros, são os lugares que o grupo de “doutores” mostra seu trabalho com brincadeiras, músicas, conversas, espetáculos teatrais, dentre outros. Em  12 de outubro o grupo completa 20 anos.

Aline Morais, integrante da Exposição “Vitórias” de 2018, fará um relato sobre sua experiência pessoal com o câncer às 16h45. O encerramento está previsto para às 17h.

As apresentações artísticas que contam no evento são uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com