fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Saúde pretende no próximo mês, iniciar o desmembramento gradual do Hospital de Campanha, anexado à UPA Padre Roberto

Saúde pretende no próximo mês, iniciar o desmembramento gradual do Hospital de Campanha, anexado à UPA Padre Roberto

Image

Durante entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (27/10) com o Secretário Municipal de Saúde, Amarildo de Sousa, e a gerente administrativo da Vigilância Sanitária, Érica Camargos Ferreira. O tema discutido foi a atual situação do município frente à pandemia, que se encontra na Onda Verde do plano Minas Consciente após deliberação do Decreto 13.988.

Um dos assuntos abordados foi o retorno das aulas presenciais, previsto pela Onda Verde. Atualmente, 24 escolas particulares que enviaram os protocolos de segurança estão aptas para funcionarem. A rede estadual de ensino continua suspensa e as escolas municipais não se adequaram aos requisitos.

A questão dos leitos de UTI em Divinópolis também foi discutida. A Secretaria Municipal de Saúde pretende, no próximo mês, iniciar o desmembramento gradual do Hospital de Campanha, anexado à UPA Padre Roberto. A Semusa e o Governo de Minas pretende diminuir a quantidade de leitos de acordo com a taxa de ocupação, que está em queda no município.

 

Mudanças com o novo Decreto

O Decreto Nº 13.988/2020, publicado nesta segunda-feira (26/10) no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, prevê a ampliação no horário de funcionamento de alguns segmentos econômicos. Os bares, restaurantes e lojas de conveniência poderão funcionar até às 0h (meia-noite) de domingo à quinta-feira e até 1h às sextas e sábados. Os shoppings atacadistas poderão funcionar até às 18h de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o horário foi estendido até às 13h.

Com a Onda Verde, atividades que estavam anteriormente suspensas como cinemas, teatros e salões de festas poderão funcionar, desde que as medidas de segurança sejam respeitadas e que o local tenha a lotação máxima de 50%, limitado a 250 pessoas. As festas clandestinas continuam proibidas. A Vigilância Sanitária irá intensificar as fiscalizações com o reforço de agentes comunitários de saúde.

Para consultar os protocolos de segurança de cada atividade econômica e obter mais informações sobre o Minas Consciente, acesse o site: https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/servicos/1008/minas-consciente/