Publicidade

Próximo grupo para vacinação são aquelas pessoas com comorbidades

Postado em 30/04/2021 8:59

O Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 prevê que após o grupo 1 de prioridade para a imunização, será a oportunidade para aquelas pessoas portadoras de diabetes, hipertensão, doenças renais ou outra comorbidade que pode aumentar a gravidade da Covid. Essa vacinação está prevista para maio, conforme Ministério da Saúde.

A nota do Ministério fala em em grupos de pessoas com doenças crônicas, não ficou claro como será a comprovação da enfermidade. A possibilidade de apresentação de laudos ou receitas médicas para a imunização faz especialistas temerem que essa fase da campanha esteja mais sujeita a fraudes e a desentendimentos de quem poderá ser vacinado. A estimativa do ministério é que existam 25 milhões de brasileiros com comorbidades ou deficiências entre 18 e 59 anos. A primeira fase visa vacinar grávidas, pessoas que fazem diálise ou com síndrome de Down, brasileiros com comorbidade entre 55 e 59 anos e pessoas com deficiência permanente que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Quem está cadastrado no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) ou em alguma unidade de saúde do SUS terá maior facilidade em comprovar a comorbidade. Mas aqueles que não estejam com as informações atualizadas nesses sistemas deverão apresentar comprovantes como exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica no momento de receber a dose. O Ministério da Saúde ainda não definiu um padrão para isso, como a data do relatório ou da receita, por exemplo.

Advertisement

 

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!