Prevenção a doenças comuns em unidades escolares

Postado em 02/07/2019 17:31

A Prefeitura de Divinópolis iniciou campanha de prevenção contra doenças comuns em unidades escolares. Ações têm objetivo de prevenir meningite, além de outras doenças como gripes, alergias e resfriados, principalmente desencadeadas por grande aglomeração de pessoas.

Ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) foram já realizadas na Secretaria Municipal de Educação (Semed) para reforçar a importância de higienização. Em breve, quadro de ações de visitas em escolas será feito. Orientações serão diretamente transmitidas a diretoras de instituições de ensino, que ficarão responsáveis por transmitir informações a demais funcionários.

Providências simples podem evitar possíveis agravamentos, de acordo com a Semusa: solicitar carteira de vacinação de alunos e conferir se doses estão em dia; limpar e desinfetar mãos; orientar familiares de alunos; manter ambientes bem arejados, iluminados e limpos; além de outras orientações disponíveis em bandeira (banner). Reconhecer sinais e sintomas é fundamental.

A iniciativa visa à promoção de mais seguro e saudável ambiente escolar tanto para crianças, como para adolescentes.

“Há sinais de alerta durante o inverno; além de baixa temperatura, com tempo seco e elevados índices de poluição, probabilidade de contrair doenças como meningite aumenta”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Amarildo Souza.

Meningite é inflamação de meninges, membranas que envolvem o cérebro. Há diversos tipos; e, para cada um deles, causa e sintomas específicos existem. Manifestação pode variar de acordo com faixa etária de crianças ou adolescentes apresentando sintomas como dor de cabeça, vômitos, má alimentação, choro, hipotermia, rigidez de nuca, convulsões (geralmente primeiro sintoma), irritabilidade, agitação, sensibilidade a luz, delírios, tonturas e, em casos mais graves, manchas avermelhadas.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com