fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Saúde
  • Prefeitura de Divinópolis emite nota sobre as pessoas que apresentam positivo para a Covid-19 e Tuberculose apresentam sintomas parecidos

Prefeitura de Divinópolis emite nota sobre as pessoas que apresentam positivo para a Covid-19 e Tuberculose apresentam sintomas parecidos

Image
Fachada do Ministério da Saúde na Esplanada dos Ministérios

A Prefeitura de Divinópolis reafirma a comunicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a importância em garantir que os serviços essenciais e para enfrentar os problemas de saúde prevalentes como é o caso da tuberculose e outras doenças ou condições de saúde.

As pessoas que apresentam positivo para a Covid-19 e Tuberculose apresentam sintomas parecidos, como tosse, febre e dificuldade respiratória. Ambas as doenças atacam e os pulmões e, embora os dois agentes biológicos sejam transmitidos principalmente a partir de contatos próximos, o período de incubação desde a exposição até a doença é mais longo na Tuberculose e costuma apresentar um início lento.

A experiência com os casos de infecção pelo Coronavírus em pacientes com Tuberculose é limitada, porém supõe- se que se possa ter piores resultados de tratamento no caso do paciente testar positivo para o vírus, especialmente se o tratamento de tuberculose for interrompido.

Além disso, os pacientes com tuberculose devem tomar as precauções recomendadas pelas autoridades sanitárias para se protegerem da Covid-19 e continuar o seu tratamento conforme prescrito.

O tratamento antituberculose é necessário também para os que apresentam a doença e estão de quarentena pela Covid-19, bem como o grupo que têm a infecção confirmada.

Dentre as maneiras de evitar a disseminação do vírus estão: realizar a higiene das mãos e superfícies com sabão ou álcool 70%, fazer o uso da máscara de proteção e evitar aglomerações.