fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Pouco se sabe sobre a variante ômicron da Covid-19, mas o mundo está em alerta

Pouco se sabe sobre a variante ômicron da Covid-19, mas o mundo está em alerta

Anvisa prorroga por 1 ano uso emergencial de vacinas contra a covid-19
Foto redes sociais Anvisa/Anvisa prorroga por 1 ano uso emergencial de vacinas contra a covid-19

Diretores da Anvisa recebem ameaças para negar uso da vacina contra a Covid em crianças
Foto redes sociais Anvisa

A variante ômicron do novo coronavírus, descoberta por pesquisadores sul-africanos, é rara e possui um elevado número de mutações, o que a tornaria altamente transmissível. A Organização Mundial da Saúde (OMS) falou na sexta-feira sobre uma variante “preocupante”, que gerou pânico global e restrições aos voos internacionais. Os cientistas trabalham 24 horas por dia para analisá-lo e tentar entender seu comportamento. É o que se sabe a partir dos elementos compartilhados por cientistas sul-africanos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou, neste sábado (27), que o Governo Federal amplie as restrições de chegada de voos e entrada de viajantes que venham de Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia. A sugestão do órgão é para evitar a possível chegada de turistas contaminados com a variante ômicron, na covid-19, no Brasil. 

A variante ômicron (B.1.1.529) foi descoberta pela primeira vez em países da África. Já há registros de casos em Hong Kong, Israel, Bélgica e Reino Unido. Até o momento, não há registros de casos da nova variante no Brasil.