fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Pela primeira vez ministério da saúde fala sobre o número de recuperados da Covid-19

Pela primeira vez ministério da saúde fala sobre o número de recuperados da Covid-19

Image

O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, durante a entrevista coletiva diária , na tarde dessa terça-feira (14) disse que vem sendo cobrado e especialmente dentro das redes sociais e até acusado de esconder o número de pessoas recuperadas da Covid-19, ele citou números, mas com um jeito bem diferente.

Segundo Gabbardo o ministério tem hoje o número de 55% de recuperados, isso corresponde a 14.026 casos. Sendo 9.704 aguardando evolução. O drama do secretário é exatamente que o número pode não ser real, pois ele utilizou o número de casos 25.262, subtraiu os óbitos e aqueles hospitalizados (ou monitorados). Não tendo os assintomáticos e os que nem procuraram um médico. Com a testagem do imunes haverá uma crescente nesse número, provavelmente em fases posteriores o número dos recupedaos ficará evidente.

João Gabbardo estava o lado do Ministro Luiz Henrique Mandetta e o mesmo ressaltou que este número de recuperados poderá ser bem maior quando a resposta do estado em atender a todos. Que o número de casos for igual a capacidade de atendimento, dessa forma se passará a movimentação e a criação da imunidade comunitária, mas sem faltar recursos humanos e infraestrutura.

Também foi questionado ao ministro o número de pessoas que estão usando o medicamento cloroquina, e o ministro disse que é uma resposta impossível, pois não é um medicamento controlado e pode ser utilizado de acordo com o critério médico.