Hospital São João de Deus conta com apoio de Domingos Sávio para aquisição de aparelho para o tratamento contra o câncer

Postado em 13/12/2019 17:02

O Complexo de Saúde São João de Deus está sendo representado em Brasília pelo deputado federal Domingos Sávio na busca por novos equipamentos, indispensáveis ao tratamento contra o câncer. Esta semana, o parlamentar apresentou ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o pedido para a compra de um Acelerador Linear.

O aparelho é utilizado nas sessões de radioterapia. E, conforme dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, apenas o Hospital São João de Deus possui o equipamento para o atendimento de todos os 54 municípios da Região Ampliada de Saúde do Centro-Oeste de Minas Gerais.

Dois Aceleradores Linear estão em funcionamento no Complexo de Saúde São João de Deus. Um, desde 2011, e o segundo, mais novo, desde 2016. Juntos, os aparelhos são responsáveis por prestar assistência a mais de 26 mil pessoas anualmente.

Para continuar prestando a assistência aos pacientes oncológicos, sem diminuir o número de atendimento, a compra de um novo Acelerador é necessária. A justificativa para aquisição de nova unidade está na obsolescência de um dos equipamentos que foi adquirido em 2011 cujas peças terão descontinuidade de produção em dezembro de 2019. “É para garantir o atendimento em Radioterapia, a segurança e o tratamento preciso e eficaz do paciente, com possibilidade, inclusive, de ampliar a prestação de serviços para Divinópolis e região, que o Complexo de Saúde buscou apoio do deputado Domingos Sávio para pleitear, junto ao Governo Federal, recursos para a aquisição de um novo Acelerador Linear”, afirmou a superintendente-geral do CSSJD, Elis Regina Guimarães.

Domingos Sávio agradeceu a confiança em seu trabalho e anunciou que já apresentou a demanda ao Ministério da Saúde. “O ministro Luiz Henrique Mandetta me recebeu em Brasília e se comprometeu em dar prioridade no nosso pedido. Estou confiante de que no próximo ano conseguiremos mais esta conquista para o CSSJD e sua ala do hospital do câncer”, informou Domingos Sávio.

Ainda segundo o parlamentar, a compra de novos aparelhos está em fase de análise pelo Governo Federal, que já prepara um processo de licitação.

A conquista de um novo Acelerador Linear para o Complexo de Saúde São João de Deus também mobilizou o deputado federal Domingos Sávio a apresentar a demanda ao secretário de Atenção à Saúde, Francisco Figueiredo, também em Brasília. O encontro, realizado no dia 06 de novembro, contou com a participação da superintende-geral, Elis Regina Guimarães, e do assessor-geral, André Waller.

Em outubro, o pedido também foi protocolado junto à Secretaria de Estado de Saúde, em Minas Gerais. O secretário Carlos Eduardo Amaral compreendeu a importância do aparelho. A ele foi apresentado a importância estratégica do São João de Deus para todos os municípios da região Centro-Oeste. “Tenho lutado pela aquisição de mais um Acelerador porque sei da importância desse equipamento no tratamento dos pacientes que sofrem com o câncer. Além de ser imprescindível na maioria dos tratamentos, temos a certeza de que o São João de Deus faz hoje um trabalho de excelente qualidade, que não pode ser interrompido”, finalizou o deputado Domingos Sávio.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
error: Este conteúdo é protegido!