fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Governo do Estado reduz índices de Divinópolis no programa Minas Consciente

Governo do Estado reduz índices de Divinópolis no programa Minas Consciente

Image

Os dados epidemiológicos atualizados do plano Minas Consciente mostram a microrregião de Divinópolis teve sua pontuação reduzida para 15 para 12 pontos na avaliação geral, enquanto a Macrorregião Oeste diminuiu de 16 para 15 pontos.
 
Com essa pontuação, Divinópolis poderá aderir a Onda Verde a partir de 12/09, cabendo ao Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus decidir se irá alterar a classificação, o que permite a ampliação da flexibilização de atividades econômicas ou a permanência na Onda Amarela, acompanhando a Macrorregião Oeste. 
 
Uma decisão será tomada após a reunião com o Comitê Estadual, nesta quinta-feira (10/09) e a reunião do Comitê Municipal.
 
 
Dados epidemiológicos
 
A cada semana, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) monitora a situação do coronavírus em Divinópolis. A última atualização dos dados epidemiológicos ocorreu na última segunda-feira (07/09).
 
A taxa de incidência, que corresponde ao número de casos novos da doença dividido pela população em risco é de 46,9, nível considerado baixo. A porcentagem de casos confirmados em relação ao número de pessoas testadas é de 26%, número considerado alto. Dentre os adultos internados na UTI, 31% são pacientes com suspeita de Covid-19.
 
Em relação a capacidade de atendimento, a taxa de ocupação de UTI no setor adulto é de 56%, correspondendo ao nível de risco médio. A disponibilidade de leitos de UTI no município é de 18,03 para cada 100 mil habitantes, índice considerado satisfatório.
 
Os indicadores de avanço do coronavírus apontam que o número de casos confirmados cresceu 15% em relação à semana anterior. A variação da taxa de incidência de Covid-19, isto é, a velocidade de propagação do vírus, sofreu redução de 31% nos últimos sete dias.
 
 
Medidas de segurança
 
Apesar da redução na pontuação, as determinações sanitárias continuam vigentes, como o distanciamento mínimo de dois metros, higienização constante e o cumprimento dos horários de funcionamento dos estabelecimentos. Dessa forma, os índices epidemiológicos do programa não serão elevados.
 
Para denunciar irregularidades em relação as normas de segurança, o cidadão poderá abrir chamado pelo AppDivinópolis, selecionando a aba “Coronavírus”.