Estoque de vacina BCG está regularizado em Divinópolis

Postado em 18/09/2019 17:53

A Vigilância Epidemiológica/Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) confirma que o estoque de vacinas BCG (previne a tuberculose) está regularizado. A aplicação da vacina BCG se mantém através de agendamento nas cinco Unidades de Saúde (UBS) do município. Os responsáveis devem se dirigir à unidade de saúde próxima de sua residência e solicitar o agendamento.  As unidades de referência para aplicação são: UBS Ipiranga, Nações, Central, Bom Pastor e Nossa Senhora das Graças. 

Com relação à vacina Pentavalente (previne contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenzae B), a Central de Imunização se mantém com o estoque zerado. “Considerando ser este o setor responsável pelo abastecimento das 37 salas de vacinação do município não há vacina disponível para reposição dos estoques. Desta forma, a estratégia é priorizar a vacinação das crianças de 2 meses de idade, ainda sem proteção contra estas doenças com a vacina, garantindo a 1ª dose do esquema”, afirmou a Referência Técnica em Imunização, Marcela Machado Santos.

A recomendação consta no Memorando Circular nº 20/2019/SES/SUBVPS-SVEAST-DVE-CI der julho/2019 da Secretaria de Estado de Minas Gerais. Segundo informações oficiais do Ministério da Saúde a previsão de reestabelecimento nos envios será em outubro. “Na oportunidade reforçamos que as demais vacinas do Calendário de Vacinação de Rotina devem ser mantidas atualizadas. Desta forma, as vacina pneumocócica 10 e rotavírus previstas para os 2 e 4 meses de idade e a vacina VIP (vacina inativada contra poliomielite) prevista para os 2, 4 e 6 meses de idade devem ser regularizadas ficando em atraso apenas a vacina pentavalente (Penta BR)”, destacou.

A Vigilância Epidemiológica/Central de Imunização solicita a compreensão da população sobre desabastecimento dos estoques da vacina Penta BR. “Tão logo os mesmos sejam restabelecidos a assistência será prestada às nossas crianças conforme define o Calendário Nacional de Vacinação”, afirmou.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com