fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Espaço São Rafael para tratamento da covid-19 está em fase de conclusão no bento Menni

Espaço São Rafael para tratamento da covid-19 está em fase de conclusão no bento Menni

Image

O espaço São Rafael, com 40 leitos é fruto de parceira entre Centro Integral de Saúde São Bento Menni, Semusa e Sicoob Divicred. A Unidade é independente e o Hospital Bento Menni mantém rotina normal para internações e atendimento ambulatorial.

Com previsão para a conclusão das obras na próxima semana, os leitos serão utilizados para atender as necessidades da população que encontra dificuldade de acesso à saúde pública em virtude da pandemia da Covid-19. A unidade é fruto de uma parceria entre o Centro Integral de Saúde São Bento Menni, que cedeu a Secretaria Municipal de Saúde o espaço que estava ocioso. Com o aporte financeiro do Sicoob Divicred e a iniciativa de doações de vários empresários da construção civil, foram realizadas obras e deixaram o local pronto para o funcionamento.

De acordo com o médico Marco Aurélio Lobão, que viabilizou a parceira, o espaço físico da unidade é uma estrutura cedida pelas Irmãs Hospitaleiras para atendimento de pacientes clínicos em um período de seis meses. É um setor totalmente independente quanto à estrutura, recepção e funcionamento, não havendo contato nenhum entre pacientes e colaboradores das distintas unidades.  “É uma cessão que está sendo feita em período de alta demanda de leito hospitalar, sabendo que na região existe uma grande carência que é histórica. Este espaço estava ocioso por três anos e com ajuda da iniciativa privada, a área foi preparada para uma eventual necessidade de mais leitos no município”, explica. Ainda segundo o médico, os 40 leitos vão atender pacientes com baixa e média complexidade.
“Será uma unidade de internação com o objetivo principal de atender pacientes que aguardam internação na Upa, que não encontravam acolhimento em outros hospitais da cidade ou não se dispunham a ir para os hospitais da região”, ressalta.

Saúde Mental

Referência em saúde mental na região Centro Oeste, o Centro Integral de Saúde São Bento Menni segue em pleno funcionamento. Segundo a referência técnica em Enfermagem, Marina Diva de Oliveira, a unidade mantém os procedimentos de proteção orientados pela OMS e possui total independência da unidade São Rafael, que é administrada pela Semusa.  “O Bento Menni continua operando normalmente em suas dependências para ambulatório e internação. Todos os colaboradores sequem as normas de segurança e pacientes de ambas as unidades não terão contato”, destaca.

Marina reforça que o centro de saúde não possui pacientes e colaboradores com suspeita de Covid-19. Caso algum paciente apresente sintomas respiratórios, o centro tem um plano Institucional de atendimento, preservando os demais pacientes e colaboradores.

A enfermeira ainda destaca que a parceria chega em um momento importante, ano em que a Congregação das Irmãs Hospitaleiras completa 40 anos em Divinópolis e a data da abertura da unidade São Rafael coincide com as comemorações do dia de São Bento Menni, padroeiro da entidade, comemorado hoje, 24. “Para nós, esta cessão de espaço reforça o nosso compromisso com a sociedade em cuidar da saúde e do bem estar da comunidade. É com o coração aberto que agradecemos aos parceiros e nos colamos a disposição para servir”, finaliza.