fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Em primeira etapa de campanha, FIEMG entrega 60 capacetes elmo para unidades de saúde de Divinópolis

Em primeira etapa de campanha, FIEMG entrega 60 capacetes elmo para unidades de saúde de Divinópolis

Image

A primeira etapa da campanha liderada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, que mobilizou a comunidade empresarial com objetivo de arrecadar doações para a compra de capacetes elmo, foi finalizada hoje (01), com a entrega de 60 aparelhos para unidades de saúde de Divinópolis, sendo 30 para o Hospital São João de Deus e 30 para a UPA Padre Roberto. 

Em andamento em todo estado, a campanha ganhou força em Divinópolis através da interlocução do Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste e do SINDUSCON-CO, Eduardo Soares, em parceria com Presidente do SINVESD, Vinícius Henrique de Souza. A expectativa é que para a segunda etapa da campanha outras entidades de classe e a comunidade empresarial em geral abracem a causa e as doações cheguem a 100 capacetes. “Essa é mais uma das ações da FIEMG e do setor empresarial no combate à pandemia. Todo setor produtivo do estado está empenhado em contribuir para que possamos passar por esse momento. A campanha continua e nossa meta e conseguir doar 100 desses aparelhos que ajudam a desafogar o sistema de saúde e salvar vidas”, enfatizou o líder empresarial. 

O aparelho, uma invenção brasileira, é um suporte de ventilação não invasivo que evita em até 60% as intubações e auxilia na recuperação pulmonar. De acordo com Dr. Rodolfo Monteiro, Diretor Técnico da UPA, o capacete tem a capacidade de manter a pressão positiva nas vias aéreas do paciente, evitando a insuficiência respiratória aguda. “Pacientes que estão na enfermaria, com quadro respiratório se agravando e provavelmente precisarão de CTI, poderão fazer uso do capacete e ter uma melhora no quadro, evitando a intubação”, explicou. A Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto recebeu 30 capacetes. 

A Diretora Presidente da Fundação Geraldo Corrêa – Complexo de Saúde São João de Deus, Elis Regina Guimarães, destacou a importância da mobilização do setor empresarial na busca por novas tecnologias que podem contribuir com a economia de recursos do hospital e assim salvar mais vidas. “Existe uma grande possibilidade de diminuição de consumo de medicamentos que já estão em falta no mercado, como neurobloqueadores e anestésicos, já que a expectativa é que com o uso do capacete e diminuição de intubação de pacientes, diminua o uso desses recursos que podem causar perdas de vida se faltarem.”, enfatizou. 

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, que esteve presente no ato da entrega, já estão sendo definidos os protocolos de uso o capacete seguindo manual do fabricante e eles já poderão ser utilizados, com monitoramento da equipe de saúde. “Esse equipamento tem a possibilidade de trazer benefícios em relação a não necessidade de intubação o que é muito importante no cenário atual onde temos risco de falta de medicamentos necessários para o procedimento”, finalizou. 

Cada capacete custa, em média, R$ 1.200,00. As empresas que doarem acima desse valor terão a opção de direcionar o(s) capacete(s) para as entidades públicas e/ou filantrópicas que desejarem desde que estejam em situação de emergência. Empresários que queiram abraçar a causa devem enviar o comprovante de depósito ou transferência para o e-mail [email protected] ou para o whatsapp (37) 99803-4966, para que a FIEMG Regional possa identificar o valor arrecadado e destinar a quantidade correta de aparelhos para Divinópolis. 

 

A conta para depósito é: 

Banco: 756 – Bancoob / Agência – Cooperativa: 3330 – Sicoob Credifiemg – conta corrente 12.262-9, Favorecido – Federação das Indústrias de Minas Gerais – Fiemg, CNPJ 17.212.069/0001-81