fbpx
Pular para o conteúdo

Divinópolis continua recebendo pacientes de Coromandel

Image
Divinópolis já recebeu recebe 12 pacientes de Coromandel e Monte Carmelo para tratamento contra a Covid-19

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) continuou neste domingo, 14, por solicitação da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) a operação de transferência de pacientes com Covid-19, do Hospital de Coromandel para Hospitais de Divinópolis.
 
A ação da SES feita em parceria com o CIS-URG Oeste e a Prefeitura Municipal de Divinópolis, foi realizada com o apoio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
“Coromandel está em uma situação crítica, com pacientes que precisam de acolhimento hospitalar e não conseguem por causa da quantidade de casos confirmados no município nos últimos dias”, esclarece o diretor técnico do CIS-URG Oeste, Marco Aurélio Lobão.
 
Segundo o diretor técnico do CIS-URG, José Márcio Zanardi, o SAMU além de fazer o serviço de atendimento pré-hospitalar, realiza também as transferências inter-hospitalares, reguladas (autorizadas) pelo Sistema Estadual de Regulação (Susfácil). “O SAMU faz as transferências inter-hospitalares reguladas pelo SUS Fácil. A nossa missão é levar estes pacientes ao Hospital onde está a vaga regulada pela Secretaria de Estado de Saúde”, explica.
 
De acordo com as informações da Superintendência Regional de Saúde, o encaminhamento dos pacientes ficou da seguinte forma:
 
No sábado 13/02/2021
Hospital de campanha
1) Sexo Masculino – 45 anos – UTI
2) Sexo Masculino – 47 anos – UTI
 
Domingo 14/02/2021
Complexo de Saúde São João de Deus
3) Sexo feminino – 51 anos – enfermaria
4) Sexo masculino – 48 anos – enfermaria
Hospital de Campanha
5) Sexo feminino – 34 anos – UTI
6) Sexo feminino – 49 anos UTI
7) Sexo masculino – 76 anos – UTI
8) Sexo Feminino – 58 anos – UTI
9) Sexo Masculino – 62 anos – UTI
10) Sexo Feminino – 32 anos – UTI
11) Sexo Masculino – 41 anos – UTI
 
No sábado, dia 13, foram utilizados os helicópteros Arcanjos 04 e 06, cada um trouxe um paciente até o aeroporto de Divinópolis e duas Unidades de Suporte Avançado do SAMU, concluíram o trajeto até o Hospital de Campanha na Upa de Divinópolis.
 
Já neste domingo, 14 de fevereiro, atuaram na operação o Arcanjo 07 (avião), o Arcanjo 04 e o Arcanjo 06 (helicópteros), Unidades de Suporte Básico e Unidades de Suporte Avançado (USBs e USAs) que fizeram a transferência de nove pacientes. Juntando os dois dias de operação, onze pacientes foram trazidos para Divinópolis.
 
O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (PSC) classificou a operação como “uma operação de união”, neste momento em que há falta de leitos em vários hospitais do Estado. “Mais do que justo e humano nós termos este momento de solidariedade junto aos outros municípios de Minas Gerais”, reforça.