fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Saúde
  • Divinópolis confirma 100 casos de dengue

Divinópolis confirma 100 casos de dengue

Image

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulgou nesta quarta-feira (08/04), os dados atualizados da dengue no município. Foram notificados 298 casos, destes, 100 estão confirmados e 47 descartados. A secretaria espera ainda o resultado de 151 casos. O resultado divulgado no início de março em relação a doença apontava 113 casos, 185 notificações a menos se comparado com os dados mais recentes divulgados.
 
De acordo com o último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), 92% dos focos da dengue foram encontrados nas próprias residências e apenas 8% em lotes vagos. Divinópolis está enfrentando um momento de grande apreensão em relação ao Coronavírus (Covid-19), mas a Prefeitura se preocupa com o alastramento da dengue na cidade.
 
O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Sousa, alerta sobre a importância da conscientização de toda a comunidade, tomando todas as medidas preventivas essenciais. “Pedimos as pessoas que estejam em casa neste período de quarentena limpem os quintais, eliminem os possíveis focos da dengue. Nós precisamos de todos nessa luta contra o mosquito”, ressaltou.
 
Durante todo ano a Semusa promove mutirões de Combate a Dengue, a cada sábado uma região da cidade recebe a ação. Além disso, são realizadas várias campanhas de conscientização como, ações de panfletagem, campanhas educativas, carreatas, Dia D Contra a Dengue e debate sobre prevenção da doença. Para efetivar as medidas adotadas, é preciso que a população se conscientize e faça sua parte. Os cidadãos devem eliminar água parada, tampar tambores, poços, cisternas, caixas d’ água e colocar areia fina até a borda dos pratos de plantas.
 
 
Desde o início do mês, a gestão municipal adotou uma nova medida para tentar controlar os altos índices de infestação. Os agentes de endemias da Vigilância em Saúde estão realizando a dedetização de ruas do município. Um carro de som percorre as regiões que tiveram mais notificações de casos de dengue e avisando a população que aquelas ruas receberão a higienização pelo veículo de fumacê. A iniciativa tem o objetivo de ajudar no combate ao mosquito da dengue.
 
Além do veículo de fumacê que irá percorrer algumas ruas da cidade, agentes ambulantes executam a dedetização, em pontos específicos, utilizando o pulverizador costal e equipamentos de proteção individual completo, incluindo roupa especial.