fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Rede é criada para imprimir em 3D equipamentos de UTI usados no tratamento contra o coronavírus

Rede é criada para imprimir em 3D equipamentos de UTI usados no tratamento contra o coronavírus

Image
Thabata é especialista em próteses para crianças em impressão 3D. Agora ela quer ajudar pacientes de coronavírus que precisarem ser internados na UTI. — Foto Redes sociais reprodução

Thabata é engenheira biomédica especialista em próteses de impressão 3D para crianças. Agora ela quer ajudar pacientes de Covid-19 que precisarem de equipamentos hospitalares como respiradores artificiais.

Pensando na falta de respiradores artificiais para atender a população que pode vir a adoecer por causa do Covid-19, a infecção causada pelo coronavírus, a engenheira biomédica Thabata Ganga, de 26 anos, criou uma rede de designers, engenheiros e pesquisadores para produzir peças para máquinas hospitalares.

Especialista em impressão 3D de próteses para a área da saúde, Thabata fez uma postagem nas redes sociais na quarta-feira (18) procurando especialistas para ajudá-la no projeto. Ela criou um cadastro online de profissionais e, em menos de 24 horas depois, quase 500 profissionais de todo o Brasil já havia se cadastrado na rede.

“A ideia é nos unirmos para identificarmos os equipamentos quebrados nos hospitais públicos que seriam usados para atender pacientes graves de coronavírus. A partir daí, projetaremos as peças no computador e faremos a impressão 3D delas”, explica Thabata.

Contudo, a ideia não é tão simples. “Se trata da produção de um equipamento médico. Não podemos fazer em qualquer ambiente e de qualquer jeito. Mas, se conseguirmos, vamos economizar tempo e dinheiro”, diz a engenheira, explicando que muitas dessas peças são importadas. Por causa do fechamento de fronteiras na Ásia e Europa em razão do novo coronavírus, o Brasil não teria como comprar essas peças.

Thabata é especialista em próteses para crianças em impressão 3D. Agora ela quer ajudar pacientes de coronavírus que precisarem ser internados na UTI. — Foto Redes sociais reprodução

Formada pela Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, em 2016, a profissional procurou seus antigos professores para ter apoio e autorização para usar o laboratório de impressão 3D da universidade.

“Além de ter o apoio de um antigo professor especialista na área, a própria reitoria da Unifesp me avisou que já procurou o Ministério da Educação para pedir verba para comprar o material que será usado na fabricação das peças”, comemora. “Queremos fazer esse projeto com ajuda do governo, e não de doações, mesmo porque não temos tempo para lidar com contabilidade nesse momento.”

A docente e pesquisadora da engenharia biomédica Maria Elizete Kunkel, do Grupo de Biomecânica e Tecnologia Assistiva da Unifesp, também dará apoio à rede formada por Thabata, junto como o laboratório de impressão 3D, o Biofabris. O laboratório é um dos maiores e mais importantes da América Latina e referência em produção de próteses 3D de crânio.

“A impressão 3D é uma técnica que permite a manufatura, de modo real, de qualquer desenho feito do computador, de um objeto, de uma peça. E isso dá uma versatilidade muito grande numa produção local”, explica Kunkel.

Dependendo do tamanho da peça, o objeto poderá ser impresso em até uma hora. “Os equipamentos de uma UTI (unidade de tratamento intensivo) são padronizados. Algumas peças podem ser preparadas e deixadas no modo digital. Quando precisarmos delas, é só imprimir”, garante a professora.

“Quando o paciente grave de coronavírus é internado, ele precisa de um respirador artificial. Teremos um aumento da demanda. Teremos [respiradores] para todos? Ainda estamos numa situação que temos tempo para se preparar para isso”, completa Kunkel.

Além de ajudar a salvar pessoas que precisarão de respiradores artificiais durante a infecção por coronavírus, Thabata acredita que “quando tudo acabar, teremos um inventário dos equipamentos dos hospitais públicos feito pela rede colaborativa, um inventário mostrando o que funciona, o que está quebrado e o que precisa ser reposto.”

Inspiração na Itália

 
Médicos fazem desabafo sobre situação em hospitais da Itália por causa do coronavírus

Médicos fazem desabafo sobre situação em hospitais da Itália por causa do coronavírus

A ideia de produzir peças em 3D para máquinas hospitalares proposta por Thabata foi inspirada na experiência de dois italianos, Cristian Fracassi e Alessandro Romaioli, que produziram válvulas para consertar respiradores de um hospital na Itália por meio de impressão 3D no começo de março.

Mais de 4 mil pessoas morreram na Itália por causa do novo coronavírus até esta sexta-feira (20), mais de 600 somente nas últimas 24 horas. O número já ultrapassou o total de vítimas na China, país onde começou a pandemia da Covid-19.

“Esses italianos conseguiram identificar a peça que estava quebrada e descobriram que o fabricante não estava dando conta de produzi-la para atender a demanda de respiradores na Itália. Foi aí que eles desenvolveram uma réplica usando a impressão 3D”, explica Kunkel.

No dia 13 de março, os hospitais do norte italiano, região mais afetada, começaram a divulgar que estavam superlotados e não teriam como atender a todos os pacientes graves por falta de respiradores artificiais.

Fracassi e Romaioli imprimiram as peças em seis horas. A iniciativa salvou a vida de dez pacientes

No entanto, segundo o jornal italiano La Stampa, a dupla está sendo ameaçada pelo fabricante de ser processada por quebra de patente. Ainda de acordo com a publicação, as válvulas são vendidas por cerca de 11 mil dólares, enquanto que as réplicas de impressão 3D custaram um dólar.

“As peças podem ser usadas nesse contexto porque é uma solução para uma emergência, que poderá salvar vidas”, explica Kunkel.