fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Recuperados da Covid-19 relatam fadiga muscular e cansaço respiratório

Recuperados da Covid-19 relatam fadiga muscular e cansaço respiratório

Image
sintomas , doença ,covid , doente, homem

sintomas , doença ,covid , doente, homem

É como se eu estivesse sempre gripada’; recuperados da Covid-19 relatam fadiga muscular e cansaço respiratório Estudo italiano apontou que pacientes desenvolveram dificuldade para engolir, enfraquecimento das cordas vocais e fadiga muscular, entre outros sintomas. Doenças neurológicas são associadas ao coronavírus desde o início da pandemia.

Um estudo italiano publicado na revista científica “Annals of Internal Medicine” mostrou que pessoas que tiveram uma forma grave de coronavírus, sobretudo as com idade mais avançada e que foram hospitalizadas em cuidado intensivo, podem desenvolver problemas neuromusculares, como dificuldade para engolir, enfraquecimento das cordas vocais e fadiga muscular.

Além dos problemas neuromusculares, muitos ainda não recuperam o olfato e relatam “Não sinto cheiro de perfume, comida estragada ou do cocô dos meus cachorros. Já aconteceu do meu marido dizer: ‘tem algo queimando no fogão’, e eu não sentir o cheiro.”

Alem de dor de cabeça na região da testa é outro sintoma da Covid-19.

Sequelas pulmonares

O pneumologista está tratando ainda alguns pacientes pós-coronavírus que estão com sequelas persistentes.

“Temos visto muitos casos de fibrose pulmonar após a recuperação da Covid-19, principalmente em pacientes que precisaram ser internados na UTI”, relata o médico.

Fernandes conta o caso de um senhor de 60 anos, saudável, que desenvolveu a fibrose após a infecção pelo vírus.

“Muitos doentes que tiveram um quadro sintomático e são considerados recuperados, na verdade, ainda sentem sintomas, como tosse, cansaço, dor muscular entre outros”, exemplifica o intensivista.

“No pós-pandemia, veremos novas demandas para o sistema de saúde. Teremos pacientes pós-Covid com sequelas pulmonar, cardíaca, déficit cognitiva. Serão milhares de pessoas que precisarão do acompanhamento médico de uma equipe multidisciplinar”, afirma Fernandes.