fbpx
Pular para o conteúdo

QUANDO A VACINA DO CORONAVÍRUS VAI SER LIBERADA?

Image
vacina seringa coronavírus

Vacina, também conhecida como o único caminho seguro para o retorno dos países a uma situação de relativa normalidade perante a COVID-19 são preparações biológicas administradas com o objetivo de induzir imunidade a determinada doença. As vacinas são constituídas por organismos previamente atenuados ou mortos, ou por fragmentos desses patógenos.

No caso do coronavírus, existem várias candidatas a se tornarem a vacina que será liberada para uso. O vírus pode ser atenuado, inativado, podem ser utilizadas proteínas virais ou mesmo um outro vírus que carrega o material genético do SARS-COV2. Por fim, vacinas de material genético (RNA ou DNA) também estão em desenvolvimento. Assim, quando injetamos a vacina, ela simula como se o organismo causador da doença tivesse entrado no organismo para que o nosso corpo comece a produzir uma resposta imunológica contra ele, e para que possamos produzir anticorpos e imunidade de memória mesmo sem termos contraído a doença.

Dessa forma, quando uma pessoa que já adquiriu imunidade por meio da vacina for infectada realmente pelo patógeno, o organismo já saberá como reagir, e irá produzir uma resposta à infecção mais rápida e eficaz, impedindo o desenvolvimento da doença. Recentemente, uma vacina da empresa

Moderna Therapeutics passou na fase 1 de testes clínicos e foi aprovada pelo FDA para os testes de fase 2. Seria essa a vacina que será liberada para a COVID-19? Afinal, quando a vacina para o coronavírus vai ficar pronta e quando a vacina chega ao Brasil?