fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia confirma que números da Covi-19 subiram assustadoramente

Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia confirma que números da Covi-19 subiram assustadoramente

Licitação para execução de obras de reconstrução dos vestiários da quadra no Danilo Passos acontece hoje (28)
Foto PMD/Licitação para execução de obras de reconstrução dos vestiários da quadra no Danilo Passos acontece hoje (28)

Os números analisados em reunião do comitê municipal de enfrentamento a Covid-19. Chamam a atenção por uma evolução significativa nos casos notificados que estão sendo acompanhados pela secretaria local. Em 01/12/21 haviam 949 casos notificados e em 20/01/22 os números chegaram a 12.192. Os casos confirmados estavam em 01/12/21 com 167  e em em 20/01/22 os números chegaram a 3984 casos confirmados.

Um dos temas da pauta da reunião extraordinária foi a discussão da Nota Técnica Nr. 01 emitida pelo Comitê Macro Regional Oeste Covid 19.  Confira aqui

Diversos outros assuntos foram tratados ; como a observação que temos uma quantidade muito grande de pessoas que estão se afastando do trabalho apresentando atestados médicos. Entretanto cada médico está adotando um critério diferente, apesar de existir um protocolo com as determinações. Diante disso o Comitê Municipal encaminhará um ofício ao CRM , para que possam orientar o médico a seguir as determinações do protocolo sanitário.

Conforme determinação do Prefeito , não haverá restrição de público ou de horário, porém haverá uma fiscalização para orientação e solicitação de uso de equipamentos de proteção. A obrigatoriedade de uso de máscara, em qualquer espaço público continua em vigor conforme determina o Minas Consciente.

Eventos com capacidade acima de 1000 pessoas deverá passar por uma análise e aprovação da Vigilância Sanitária. Foi sugerido na reunião do Comitê, que os organizadores e produtores de eventos passem a solicitar o comprovante de vacinação na entrada do evento.

O objetivo é intensificar a fiscalização orientativa pela Vigilância Sanitária em eventos, ônibus, comércio e etc. Orientando a utilização dos métodos de prevenção.

A intenção não é de fechar os estabelecimentos novamente, mas se os números continuarem subindo vertiginosamente, obrigatoriamente haverá restrições ao comércio novamente. O Município continuará seguindo as normativas constante no Minas Consciente. A expectativa é de que continuando seguindo com essas normas, se possa reduzir cada vez mais índice de contaminação, diminuindo a ocupação dos leitos nos hospitais.

O Comitê Estadual não divulgou a pontuação do Minas Consciente, mas na semana passada estávamos com os seguintes números

A Macrorregião estava com 8 pontos, semana passada

Já a Microrregião estava com 11 pontos, semana passada .

Lembrando que a pontuação do Minas Consciente é:
de 0 a 12 pontos Onda Verde;
de 13 a 19 pontos Onda Amarela;
 de 20 a 32 pontos Onda Vermelha.

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/saude/comite-macrorregional-oeste-recomenda-suspensao-de-eventos-de-rua-no-periodo-do-carnaval/