fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Saúde
  • Com UPA lotada, Policlínica de Divinópolis passa a atender casos de doenças respiratórias

Com UPA lotada, Policlínica de Divinópolis passa a atender casos de doenças respiratórias

Image

A partir da próxima quarta-feira, 15, a Policlínica de Divinópolis vai atender pacientes com sintomas respiratórios. A previsão é que os atendimentos ocorram por 90 dias. O plano emergencial foi anunciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), nesta sexta-feira, 10. 

O objetivo é desafogar a UPA Municipal Padre Roberto. Segundo a Semusa, no início dessa semana, houve um aumento de 21% nos atendimentos de síndromes respiratórias. A média normal era de 280 atendimentos por dia. Número que subiu para 340. 

Este suporte avançado funcionará de 7h às 19 horas e atenderá as pessoas classificadas como “Verdes” e “Azuis”, conforme o Protocolo de Manchester. O objetivo é ampliar o atendimento à população e desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto neste período em que aumentam o número de casos de síndromes respiratórias graves. Os pacientes poderão ir direto na Policlínica, a partir da abertura deste serviço e, caso sejam classificadas como “amarelo” ou “laranja” serão encaminhadas para UPA. 
 
As unidades que atendem o programa “Saúde na Hora”, Belvedere, Planalto, Sagrada Família, Tietê e Ermida; também estão de portas abertas para atender as pessoas com síndromes respiratórias, incluindo influenza e covid-19. Estas unidades funcionam de 18h às 21h30.
 
A  Prefeitura de Divinópolis também comprou 10 leitos no Complexo de Saúde São João de Deus, com recursos devolvidos pela Câmara Municipal.