fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Saúde
  • Cobertura Vacinal de Poliomielite em Divinópolis atinge 65,12%

Cobertura Vacinal de Poliomielite em Divinópolis atinge 65,12%

Image

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) por meio da Central de Imunização, divulgou os dados atualizados da cobertura vacinal de poliomielite no município.

Entre o período de 5 de outubro e 4 de novembro foram aplicadas 6691 doses atingindo 10275 do público alvo, que são crianças entre 1 à 4 anos. A maior porcentagem de cobertura vacinal é das crianças de 2 anos, com 69,41% e a maior população atingida são aquelas com 1 ano, contabilizando 2706 indivíduos.

É necessário evidenciar que a cobertura vacinal do município é baixa. A meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde é de 95% do público-alvo protegido.

Características da Poliomielite

A paralisia infantil, como é conhecida popularmente, é uma doença contagiosa provocada pelo poliovírus, que pode ser infectado através do contato com secreções ou fezes. O único método de profilaxia é a vacina, usada como prevenção desde a década de 80 no Brasil quando foi erradicada.

Por isso, levar as crianças a unidade de saúde mais próxima é de extrema importância. A vacina contra a doença foi prorrogado até 20 de novembro.

A Semusa orienta aos cidadãos que respeitem as medidas de enfrentamento ao coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento de dois metros entre pessoas, além de evitar grandes aglomerações nas unidades de saúde do município.