Centenas de pessoas participam do mutirão de catarata realizado neste final de semana - Portal MPA

Publicidade

Centenas de pessoas participam do mutirão de catarata realizado neste final de semana

Postado em 30/11/2020 17:45

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA, o Complexo de Saúde São João de Deus realizou no último final de semana mais um mutirão de cirurgias de catarata. Desta vez 280 pessoas fizeram o procedimento pelo Sistema Único de Saúde, sendo atendidas no último sábado e domingo, dias 27 e 28 de novembro. Este foi o 3º mutirão realizado pela instituição somente neste ano de 2020.

De acordo com a Gerente de SADT – Serviço de Apoio e Diagnóstico ao Tratamento, Paula Silva Maia, ao longo dos mutirões realizados pelo CSSJD neste ano, já foram atendidas aproximadamente 600 pessoas, todas elas aguardavam pelo procedimento por meio do SUS que não realizava este tipo de atendimento há meses. “O município informou que havia uma fila de 1500 pessoas aguardando pelo procedimento e que não havia prestador capaz de suprir toda a demanda. Por isso o Complexo de Saúde São João de Deus, principal unidade de saúde da região, se dispôs a realizar o atendimento destes pacientes, desafogando essa fila de espera”.

Advertisement

Alguns dos pacientes que aguardavam por este procedimento na manhã de sábado, dia 28 de novembro, já haviam passados pelos primeiros mutirões, como é o caso da Sra. Maria Eustáquia Franco. Ela que é costureira, relatou que a dificuldade em enxergar comprometia seu trabalho e que o sucesso da primeira cirurgia de catarata trouxe ainda mais segurança para ela realizar este segundo procedimento. “Quando fui ao Oftalmologista descobri que minha catarata estava bem avançada. Eu havia feito a mesma cirurgia em um olho tem quatro meses e agora estou fazendo no outro. Não tive problema nenhum no primeiro procedimento. Foi tudo muito rápido e bem organizado. Estou muito satisfeita e espero que esta segunda cirurgia seja tão boa quanto foi a primeira. O Hospital São João de Deus está bem organizado!”.

Outro paciente que também recebeu atendimento neste mutirão foi o Sr. Valton Barbosa dos Reis. Ele que aguardava pelo procedimento há três meses relatou que descobriu a necessidade da cirurgia durante uma simples consulta com o médico especialista. “Eu fui ao Oftalmologista para trocar os óculos e fui informado da necessidade de fazer a cirurgia de catarata. Por isso ele me encaminhou para o posto de saúde e hoje graças a Deus deu tudo certo. Agora espero que ocorra tudo bem no pós-operatório para voltar a enxergar melhor e então não precisar mais de utilizar dos óculos”, relatou o paciente.

A CATARATA

A catarata é a perda de transparência da lente natural do olho, o cristalino. Isso acontece com a maioria das pessoas em consequência do envelhecimento, mas pode também acometer pessoas jovens e até crianças, devido a fatores diversos como traumas, doenças oculares e ou sistêmicas (diabetes, reumatismo e etc.), uso de alguns medicamentos por longo prazo, dentre outros.

Responsável pela coordenação da equipe médica que atua na realização dos procedimentos de catarata, Dr. Breno Tavares explicou que a cirurgia consiste na remoção do cristalino, a lente natural do olho que fica doente e a sua substituição por uma lente e que a recuperação total da visão depende também de outros fatores de saúde. “Hoje em dia a cirurgia de catarata é um procedimento muito seguro, que nas mãos de um cirurgião experiente tem um índice de sucesso próximo de 100% quando o olho não apresenta outras doenças associadas. Em muitos casos, no entanto, o paciente acometido por catarata apresenta também outras doenças oculares associadas à idade, que acabam por não permitir uma recuperação plena da visão”.

Todos os pacientes que realizaram a cirurgia de catarata receberam orientações sobre os cuidados necessários para o pós-operatório e tiveram suas consultas de retorno agendadas para a esta quarta e quinta-feira, dias 2 e 3 de dezembro, momento em que será avaliado o resultado final do procedimento. Durante todo o mutirão foram seguidas todas as orientações do Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária no combate à disseminação do Coronavírus.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!