fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Saúde
  • Campanha de Vacinação contra Sarampo é prorrogada

Campanha de Vacinação contra Sarampo é prorrogada

Image

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada até o dia 31 de agosto. A determinação é do Ministério da Saúde. O público-alvo da campanha de imunização continua sendo os cidadãos de 20 a 49 anos. Mesmo quem já tenha a dose anterior da vacina, deverá ser imunizado novamente. É importante levar o cartão de vacinação.

A Semusa orienta à população sobre as normas sanitárias do município, como o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento de 1,5 metro de outros indivíduos nas unidades de saúde.

O Sarampo é uma doença infecciosa grave causada por vírus, podendo ser transmitida por gotículas, fala, tosse ou espirro de uma pessoa contaminada. A vacina, única forma de prevenção da doença, está disponível nos centros de saúde do município.

Os sintomas mais comuns do Sarampo são febre, tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, e manchas vermelhas na pele.

 

Cobertura Vacinal

O último relatório, divulgado na última sexta-feira (19/06), indica que apenas 9,98% do público-alvo foi vacinado. Desde o início da campanha, em 23 de março, foram aplicadas 10.679 doses, enquanto a população do município que compreende esta faixa etária é de 107.002 pessoas.

O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo de Sousa, alerta sobre a importância em atingir a meta de vacinação. “O público-alvo não correspondeu conforme esperávamos. A campanha foi prorrogada para que que todos busquem pela imunização contra o vírus do Sarampo, que contém sintomas semelhantes à Covid-19”, ressalta o secretário.