Campanha contra sarampo vai até dia 25

Postado em 20/10/2019 9:47

Neste sábado (19), postos de saúde ficaram  abertos em todo o país para o chamado “Dia D de Vacinação contra o Sarampo”. Essa mobilização nacional faz parte da primeira fase da Campanha, que vai até 25 de outubro e é voltada a crianças de seis meses a menos de cinco anos. 

A importância da campanha de vacinação destaca-se pelo fato de nos últimos dois anos os índices de cobertura vacinal das principais vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) terem registrado queda. Doenças como poliomielite, sarampo e outras já consideradas eliminadas ou erradicadas no país são ameaças se a população não compreender o alerta para os riscos da não vacinação.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, também participou da festa. Ela alertou para a segurança das vacinas ofertadas à população no Brasil e que essas notícias falsas acabam prejudicando às campanhas de vacinação. “Hoje, além das notícias falsas que deixam à população insegura contra a vacina, com essa manifestação aqui, nós queremos afirmar a importância da vacinação, porque somos uma instituição que faz política de saúde pública, como instituição do Ministério da Saúde, mas também fazemos pesquisas até para desenvolvimento de novas vacinas, e somos o principal produtor de muitas vacinas do nosso programa nacional de imunizações. A fundação há 26 anos faz esse Fiocruz pra Você no Dia D de vacinação, que é um dia instituído pelo Ministério da Saúde em Brasília”, informou.

Nísia alertou ainda para o perigo da contaminação pelo sarampo em ambientes fechados pode afetar várias pessoas ao mesmo tempo. “O sarampo é uma doença de rápido contágio, por isso ela se torna mais perigosa ainda do ponto de vista individual e coletivo. Mais uma vez isso reforça a vacina”, avaliou.

Programada para 18 a 30 de novembro, a segunda etapa terá foco em pessoas de 20 a 29 anos. Essa faixa abarca a maioria do número de casos confirmados da doença.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com