fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Saúde
  • Arte Física oferece exercícios físicos no inverno

Arte Física oferece exercícios físicos no inverno

A atividade física é importante o ano inteiro, seja verão ou inverno e por toda a vida. No entanto as academias em geral ficam vazias nesta época. Ainda soma-se os alimentos típicos da época. A sensação gostosa de frio acaba sendo um convite a ficar em casa.

Para Ana C. Lopes, da Arte Física Divinópolis, a rotina de treinamentos deve ser mantida neste período outono/inverno, um dos motivos é para evitar o aumento de peso, as dores articulares e musculares. “Devido a posturas incorretas, em um aspecto social e emocional evita-se também momentos de tristeza, isolamento e depressão”, conta. 

A alimentação também deve ser cuidadosa, Ana C. Lopes explica que os alimentos oferecidos no inverno geralmente são mais calóricos, engordam mais e se consumidos muito próximo das atividades físicas dificultam a execução dos exercícios. “Devem ser consumidos alimentos mais quentes e cozidos, mas não necessariamente mais calóricos, substituir sucos por chás sem açúcar e saladas de legumes por caldos”, explica e acrescente que “no frio o corpo acelera o metabolismo para tentar elevar a temperatura e com isso o apetite aumenta também”.

Na opinião de Ana C. Lopes não é necessário intensificar os exercícios. “Cada pessoa tem um condicionamento, o importante é a pessoa manter a rotina, aquela regularidade, de no mínimo de três a cinco vezes na semana”, ainda destaca que pode ser feito sim exercícios ao ar livre, mas observando alguns cuidados. “Períodos com temperaturas muito baixas e vento mais forte, ou chuva, procurar um lugar com uma ventilação boa e de preferência natural”.

Para a fisioterapeuta as lesões mais comuns nessa época são as dores musculares, principalmente na região posterior das costas, na região dos ombros e torcicolos. Nesse caso o aquecimento do corpo é necessário e pode ser feito agasalhando-se. “De preferência um casaco aberto, pois se sentir calor durante a atividade pode retira-lo, sem muita dificuldade, sempre levar um cachecol para as caminhadas e manter aquecida a região do pescoço, pois nela tem um ponto que ajuda a manter a temperatura do corpo”.

A manutenção da atividade física deve superar obstáculos. “Normalmente quando há uma diferença de temperatura, uma onda de frio, ou período mais chuvoso, as alunas acabam dificultando a ida as atividades, mas ao perceberem que o prejuízo será maior, elas retornam a rotina. É importante a gente enfatizar que ter a rotina e freqüência nas atividades é um dos objetivos do período”, conta Ana CLopes.

Ana C. Lopes. Fisioterapeuta lembra de manter sempre uma atividade física regular nesse período, se precisar de mudar o horário, a atividade ou local é procurar adaptar-se, o que não pode é curtir o frio apenas debaixo das cobertas e com guloseimas e o importante é manter a atividade física, seja ela a que você achar melhor. 

A Arte Física Pernonal fica na Minas Gerais 832, sala 302 e o telefone é (37) 3222-4403, além de Ana C. Lopes. fisioterapeuta, estão a disposição para outras dúvidas a educadora física Caroline e Carla também educadora física.