fbpx
Pular para o conteúdo

Respeito a Dignidade Humana

Image
Foto ilustrativa: D24AM

Um princípio é o começo de algo, um valor, um preceito que se tem em conta para o desenvolvimento de uma ação, uma norma de conduta social. Ético diz respeito à ética. Ética é a ciência que estuda a moral ou o comportamento moral dos homens. É o estudo das ações humanas e é formada pelas regras morais que são tomadas como base para o agir. Princípio ético, então, é uma regra para guiar as condutas das pessoas, para que saibam como lidar umas com as outras. Violar um princípio ético pode acarretar diferentes consequências, seja no campo social (punição legal); seja no campo emocional (uma doença como a depressão); seja no campo espiritual (distanciamento do Poder Superior) …. Violar um princípio ético é retroceder na evolução humana, é perder a razão. O primeiro princípio ético que estudamos no Amor-Exigente é respeitar a dignidade da pessoa humana.

A Declaração de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), composta por trinta artigos, traz em seu texto que os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos e que, como seres racionais e conscientes, devem comportar-se fraternalmente uns com os outros. O reconhecimento da dignidade dos membros da família humana é fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo. O que vemos nos grupos de Amor-Exigente é a chegada de famílias violadas em sua dignidade humana. Pessoas que deixaram de ser livres, de ser racionais e conscientes por conta do uso de drogas ou outros desvios de comportamento de um ou mais de seus membros familiares.

Vemos pessoas aprisionadas, adoecidas, carentes de apoio e abraço, e, então, ajudamos e como nos ajudamos! Porque aprendemos que respeitar a dignidade da pessoa humana é fazer pelo outro o que gostaríamos que fizessem por nós, é não fazer ao outro o que não gostaríamos que fizessem a nós. É ver o outro além da aparência, além da doença que o acomete, além da dor que o assola. Respeitar a dignidade da pessoa humana é amar ao outro, sempre com a devida exigência, sendo esta nunca maior que o próprio Amor! Respeitar a dignidade da pessoa humana é ser AMOR-EXIGENTE!

Texto: Alessandra de Souza Morales- Amor-Exigente – Goiânia- GO