fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Religião
  • Veja como a Diocese de Luz retomará as celebrações presenciais

Veja como a Diocese de Luz retomará as celebrações presenciais

Image
00

A vizinha Diocese de Luz retomará as celebrações presenciais no dia 27 de junho. Respeitando-se, evidentemente, o ritmo, o dinamismo, a criatividade e a realidade de cada paróquia, assim como a legislação local. Nas cidades com mais de uma paróquia, elas deverão ter os mesmos critérios, para evitar desencontros e deslocamentos de pessoas de uma Paróquia à outra.

As etapas, ações e atividades bem definidas, adaptando e ajustando os locais, comunidades, secretarias e demais estruturas, do melhor modo possível, segundo as orientações sanitárias de cada Município.

Aos padres fica a obrigatoriedade de um contato com as autoridades sanitárias e Comitê Municipal de Saúde para um diálogo. Para isto, solicitar dos órgãos competentes assessoria, supervisão e orientações concretas, se possíveis documentadas, para a realização de celebrações com presença do número permitido de fiéis, levando em conta a devida e necessária segurança e prevenção. 

Preparar as lideranças a partir do estudo das Orientações da CNBB para as Celebrações Comunitárias no contexto da pandemia Covid-19, levando em conta o número e a realidade e possibilidade, de acordo com as medidas sanitárias de prevenção; orientar a participação do povo, ajudando-o a superar o medo exagerado, que pode nos levar ao perigo de uma atitude antissocial e alimentar a confiança e esperança em Deus e a proteção de Nossa Senhora, para enfrentar com coragem esse tempo de provação; se oportuno e necessário pode-se aumentar o número de missas para possibilitar a participação de mais fiéis.

É necessário o uso de máscaras, álcool em gel, guardando o distanciamento e, que as pessoas do grupo de risco obedeçam às orientações, permanecendo em casa acompanhando as celebrações via transmissões.

Por isto, é importante prosseguir com o mesmo esforço de transmissão das celebrações que vem sendo praticado. Importante também orientar nossos fiéis a respeitarem o número de pessoas para cada celebração conforme as condições e número de pessoas definido para cada local.

Cada Padre, assumindo a responsabilidade que lhe é própria, acompanhará, vigilantemente, a realidade local, regional e nacional, informando qualquer situação nova de agravamento do quadro da pandemia, havendo essa reação se fará necessário avaliar e repensar as medidas tomadas.