fbpx
Pular para o conteúdo

TV Candidés transmitirá as missas de Natal

Image

A TV Candidés irá transmitir as missas de Natal, na véspera dia 24 e no dia 25 também, ambas as 17H. São sim duas missas de Natal, na liturgia católica a missa da tarde do dia 24 de dezembro, é chamda vespertina. Essa Missa tem caráter festivo, com o canto do Glória e a Profissão de Fé. Durante o “dia” de Natal, celebra-se a Missa da festividade. A solenidade do Natal prolonga sua celebração por oito dias contínuos, conhecidos como Oitava do Natal.

Outra importante diferença são as leituras bíblicas. Os fiéis terão a oportunidade de notar assistindo as duas celebrações é que no dia 24 será lido os 25 primeiros versículos do evangelho de Mateus  e no dia de Natal os 18 primeiros versículos de João.

O calendário litúrgico também é diferente do calendário civil, o novo ano iniciou-se no advento, uma preparação para a grande primeira festa da Igreja, o Natal. De certa forma participação nas Missas (pela TV ou rede social) é uma oportunidade dos fiéis iniciarem o ano, com alegria do nascimento de Cristo.

Não se sabe ao certo o dia do nascimento de Jesus Cristo, mas por meio de uma festa em 25 de dezembro, celebrada no solstício de inverno, e representava a vitória anual do sol sobre as trevas, a Igreja viu a oportunidade de comemorar o nascimento de Jesus Cristo. “Celebrar o Natal é celebrar o Sol da Vida, que nos ilumina com Sua graça salvadora. É a luz de um novo tempo, que nasce em nosso coração e deseja fazer morada definitiva em nós”, lembra padre Flávio Sobreiro da Paróquia São José, em Toledo (MG).