fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Religião
  • Será rezada hoje a tradicional Missa Conga de Divinópolis

Será rezada hoje a tradicional Missa Conga de Divinópolis

Image

A CongaDiv (Congregação das Irmandades Congadeiras, de Reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e correlatas de Divinópolis) realizará no domingo, dia 21 de maio, a tradicional Missa Conga.

A procissão terá início às 13h, saindo da Igreja do Largo do Rosário (Praça do Mercado) em direção ao Santuário de Santo Antônio. Às 14h, será celebrada a Missa Conga no santuário. Essa missa marca o início das festividades de Reinado no município e será presidida pelo Frei Leonardo, um dos grandes incentivadores do reinado na cidade.

A celebração religiosa tem como objetivo comemorar a assinatura da Lei Áurea, a Lei Imperial nº 3.353, pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888, que aboliu a escravatura no Brasil. Durante a missa, a princesa realiza a leitura da Lei Imperial, acompanhada pela guarda e por escravos acorrentados. Em seguida, as correntes são removidas e o Terno de Moçambique entoa o Canto da Libertação.

Após a celebração, será servido o Café de São Benedito aos participantes do Reinado. Essa tradição de confraternização demonstra o espírito de união e celebração que permeia o Reinado em Divinópolis.