fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Religião
  • Quinta-feira Santa: Papa Francisco lava os pés de detentas em presídio

Quinta-feira Santa: Papa Francisco lava os pés de detentas em presídio

Image
O Papa lavou e beijou os pés de 12 detentas, algumas visivelmente emocionadas e comovidas em ver o líder da Igreja Católica repetir o gesto de Jesus com elas.

A Quinta-feira Santa, marcando o início do Tríduo Pascal, é uma das datas mais emblemáticas do catolicismo. Neste dia, relembra-se a instituição do sacerdócio e da eucaristia por Cristo, momentos fundamentais na fé cristã. Além disso, é tradicional o rito do Lava-pés, simbolizando humildade e serviço ao próximo. Veja abaixo os horários das celebrações em Divinópolis.

O Papa Francisco celebrou a Ceia do Senhor e lavou e beijou os pés de 12 mulheres que cumprem pena na Penitenciária Feminina de Rebibbia, em Roma. Algumas estavam visivelmente emocionadas em ver o líder da Igreja Católica repetir o gesto de Cristo com elas. Elas tinham entre 40 e 50 anos e eram provenientes de 8 países. “É um gesto que chama a atenção para a vocação do serviço. Peçamos ao Senhor que nos faça crescer na vocação do serviço”, disse o Papa.

Na homilia, feita sem texto escrito, como é de costume, o Papa falou improvisadamente algumas palavras sobre dois episódios importantes durante a Ceia do Senhor. Francisco chamou a atenção das cerca de 200 pessoas presentes na celebração, primeiro para a cerimônia do Lava-pés, quando Jesus se humilhou, fazendo entender que “veio para servir”, ensinando “o caminho do serviço”. O outro episódio – triste – foi a traição de Judas, incapaz de amar, revelando o que de ruim podem fazer o dinheiro e o egoismo. Mas Francisco recordou: “Mas Jesus perdoa tudo. Jesus perdoa sempre. Só pede que nós peçamos o perdão. Certa vez, ouvi uma velhinha, sábia, uma velhinha avó, do povo… Ela disse assim: ‘Jesus jamais se cansa de perdoar: somos nós que nos cansamos de pedir perdão’. Peçamos hoje ao Senhor a graça de não nos cansarmos. Sempre, todos nós temos pequenos fracassos, grandes fracassos – cada um tem a sua própria história. Mas o Senhor espera sempre por nós, de braços abertos, e jamais se cansa de perdoar.”

“Agora faremos o mesmo que Jesus fez: lavar os pés. É um gesto que chama a atenção para a vocação do serviço. Peçamos ao Senhor que nos faça crescer, todos nós, na vocação do serviço.”

Foi durante a celebração eucarística que o Pontífice lavou os pés de algumas mulheres, imitando o gesto de Jesus durante a Ceia do Senhor, ao lavar os pés dos discípulos, em sinal de serviço e doação ao próximo. Com humildade e ternura, Francisco se dirigiu até um grupo – todo feminino – posicionado em uma altura capaz do Papa chegar com a sua cadeira de rodas.

Programação em Divinópolis
Missa as 19H no Santuário Santo Antônio (Centro), Nossa Senhora de Fátima (Porto Velho), São José Operário (São José), Imaculada Conceição (Esplanada), São Geraldo (Centro).
Missa as 19h30min no Santuário Senhor Bom Jesus (Niterói), Matriz de Santo Antônio dos Campos (Ermida), Santuário Nossa Senhora Aparecida (Bom Pastor), São Vicente de Paula (Interlagos) e Sagrada Família (Danilo Passos).

O Papa lavou e beijou os pés de 12 detentas, algumas visivelmente emocionadas e comovidas em ver o líder da Igreja Católica repetir o gesto de Jesus com elas.