fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Religião
  • Missa conga de Divinópolis será celebrada por Frei Leonardo no dia 15 de maio

Missa conga de Divinópolis será celebrada por Frei Leonardo no dia 15 de maio

Image

A Congregação das Irmandades Congadeiras, de Reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e correlatas de Divinópolis (CongaDiv), realizará no domingo (15/5), às 13h30, a Missa Conga no Santuário de Santo Antônio. O tradicional evento é realizado há 45 anos. A celebração será presidida pelo Frei Leonardo, um dos maiores incentivadores do reinado. A missa marca o início das festividades no município.
 
A celebração religiosa comemora a assinatura pela princesa Isabel da Lei Imperial nº 3.353, conhecida como Lei Áurea, de 13 de maio de 1888, que aboliu a escravatura no Brasil. A leitura da Lei Imperial é realizada pela princesa, acompanhada pela guarda e por escravos em correntes. Em seguida, estas são removidas, e o Canto da Libertação é entoado pelo Terno de Moçambique.
 
A coordenadora de Cultura Popular, Thaís Emília, explicou a importância da missa para as celebrações de Reinado no município. “A missa conga é um importante movimento de valorização do Reinado. Vale destacar que a mesma é a celebração de uma Missa Católica com elementos da religiosidade popular afro-brasileira, apesar de haver algumas representações durante o evento. A celebração abre o ciclo do Rosário, período onde se iniciam as Festas de Reinado em Divinópolis, que se estenderão até o final do mês de outubro.
 
Logo após a celebração, será servido o Café de São Benedito para os reinadeiros participantes.