fbpx
Pular para o conteúdo

Igreja celebra São Mateus e com festa em Divinópolis

Image

A capela de São Mateus em Divinópolis está localizada no bairro São Roque e em festa, pois hoje se celebra o dia do padroeiro. Haverá procissão as 19h, seguida de missa. Leilões e barraquinhas com show de Tiago e Júnior.

São Mateus é identificado como cobrador de impostos, no tempo de Jesus, os judeus, na época, não pagavam impostos ao seu estado soberano e livre, mas aos ocupantes romanos; na prática, tratava-se de financiar aqueles que os oprimiam. E consideravam o cobrador de impostos um colaborador detestável.

São Mateus fazia o trabalho dele em Cafarnaum da Galiléia. Jesus o vê e o chama. Ele se levanta de repente, deixa tudo e o segue Jesus. A partir desse momento os impostos, as finanças, os romanos deixam de existir. 

São Mateus é autor do primeiro Evangelho, escrito não em grego, mas, quase que certamente, em aramaico. Os destinatários do Evangelho de Mateus são os cristãos de origem judaica: no texto ele coloca em realce o fato de que Jesus é o Messias, que cumpre as promessas do Antigo Testamento.

Mateus evangelizou na Arábia e a Pérsia onde foi vítima de uma grande perseguição por parte dos sacerdotes locais, que mandaram arrancar-lhe os olhos e o encarceraram para depois ser sacrificado aos deuses. Mas Deus não o abandonou e mandou um anjo que curou seus olhos e o libertou.

Mateus seguiu, então, para a Etiópia, onde mais uma vez foi perseguido por feiticeiros que se opunham à evangelização. Porém o príncipe herdeiro morreu e Mateus foi chamado ao palácio. Por uma graça divina fez o filho da rainha Candece ressuscitar, causando grande espanto e admiração entre os presentes. Com esse ato, Mateus conseguiu converter grande parte da população. Na época, a Igreja da Etiópia passou a ser uma das mais ativas e florescentes dos tempos apostólicos.

Mateus teria morrido por causas naturais; no entanto, segundo algumas tradições, a sua existência terminou na Etiópia. As suas relíquias encontram-se na cripta da Catedral de Salerno. Ali o Santo é festejado, em 21 de setembro, com uma solene procissão.

São Mateus é considerado o santo padroeiro dos banqueiros, bancárias, alfandegários, da Guardia di Finanza (na Itália), cambistas, contadores, consultores tributários, contabilista e cobradores de dívidas.